Na primeira reunião de trabalho com os dirigentes das Cortes Regionais, a nova presidente do TSE, ministra Carmen Lúcia, tratou da linha de atuação da Justiça Eleitoral neste ano de eleições, bem como dos preparativos para o pleito municipal de outubro. A ministra ouviu sugestões das desembargadoras e dos desembargadores sobre os temas discutidos como as questões climáticas e o impacto das fortes chuvas no estado do Rio Grande do Sul.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), desembargador Voltaire de Lima Moraes, confirmou a realização das Eleições Municipais 2024 na data prevista – 6 de outubro. “Teremos muito trabalho, mas estamos preparados para enfrentar o desafio que será a realização das eleições num estado severamente atingido por uma enchente sem precedentes”, comentou.
O encontro do TSE com as cortes estaduais passa a ser mensal, para alinhar a atuação da Justiça Eleitoral conforme as peculiaridades regionais. O desembargador Voltaire tratou com a ministra Carmem Lúcia ainda sobre aprimoramento da capacitação de magistrados e servidores para a eleição.