Religiosos refletem sobre as questões ambientais em encontro de padres

701
Evento ocoreu na Igreja Nossa Senhora do Rosário / Crédito: Carla Beckmann

Na quinta-feira (6/6) ocorreu o Encontro de Padres na Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Bairro Canabarro, em Teutônia. O local reuniu religiosos representando 30 paróquias de 32 municípios. Estiveram presentes cerca de 40 padres da região e o bispo da Diocese de Montenegro, Carlos Romulo Gonçalves e Silva. O momento foi de reencontro dos religiosos para a realização da formação, que seria em Roca Sales. Contudo, diante do cenário trágico da cidade, o evento foi realizado em Teutônia.

O bispo ressaltou que os assuntos relacionados aos desastres ambientais foram o foco do encontro. Neste sentido, o religioso demonstra o engajamento da igreja às questões de cuidado com o meio ambiente e a natureza.

“De fato, foi um grande impacto para todos nós, o nosso povo e principalmente os que foram atingidos. A resposta tem sido a solidariedade, a comunhão, os gestos de amor, de ajuda, e isso nos dá esperança.”, diz Dom Carlos.

Já conhecido da comunidade de Teutônia, o padre Pedro José Ritter celebra o momento de acolhimento de toda diocese e do grupo pastoral em uma manhã de comunhão.

O encontro foi coordenado pelo vigário paroquial de São Sebastião do Caí, Jonas Gomes, e procurou repensar o trabalho feito pelas pastorais sociais. “Esse encontro vem para fortalecer a caminhada dos padres nas suas comunidades e a campanha da diocese de Montenegro”, comenta Jonas.

O bispo Carlos Rômulo explica o caráter formativo do encontro, que teve como objetivo a formação do clero, composto por padres e diáconos. Esses ensinamentos ocorrem em áreas pastorais e em encontros gerais entre as paróquias.

Dom Carlos conta que, em conversas com a comunidade, notou a fragilidade e o desânimo das pessoas. Porém destaca que a ajuda, solidariedade e união devem ser cada vez mais trabalhados para que todos sigam com esperança.

- publicidade -