Inscrições para o Festival Popular da Canção encerram no domingo

692
Neste ano, há o limite de 50 participantes / Crédito: Carla Beckmann - Arquivo FP

Com promoção e realização do Grupo Popular e Brentano Projetos e Eventos Culturais, o 4º Festival Popular da Canção ocorrerá em 9 de agosto (classificatória) e 14 de setembro (final), como de costume, no Colégio Teutônia. As inscrições, prorrogadas em função das enchentes, encerram neste domingo (30/6).

Neste ano poderão participar, de forma inédita, 50 candidatos – nas edições anteriores o limite era de 35 pessoas. Segundo o coordenador artístico do evento, Marcelo Brentano, até o momento há cerca de 25 inscritos. Caso ocorra o preenchimento de todas as vagas, as apresentações da fase classificatória irão acontecer em dias diferentes, com 25 cantores em cada dia e 10 classificados para a decisão.

O Festival é realizado desde 2019 e tem como objetivo incentivar e apoiar artistas locais e regionais, ofertando oportunidades àqueles que queiram cantar e se apresentar, além de ter seu talento exposto aos olhos da comunidade. Também é um momento de descontração para aqueles que levam o canto como uma atividade casual.

Para realizar a inscrição, os interessados devem acessar os sites folhapopular.info ou popular.fm.br e clicar no anúncio do Festival. A aprovação do candidato será realizada respeitando os pré-requisitos de cada categoria: de 9 a 15 anos na Juvenil e acima de 15 anos na Livre.

É preciso escolher duas músicas em português, que não ultrapassem cinco minutos – uma para a etapa classificatória e outra para a fase final – e efetuar o pagamento da taxa de R$ 75.

Diferente dos últimos anos, desta vez não será necessário o envio de vídeo do participante. Em ambas as categorias, o formato de inscrição é o mesmo.

Edições anteriores

Na primeira edição do Festival, realizada em 2019, 25 pessoas se apresentaram. Jaqueline Driemeyer venceu na Categoria Juvenil e Jeferson Machado, na Categoria Livre.

O segundo festival, realizado em 2021, teve parte presencial e parte remota, em transmissões nas redes sociais do Grupo Popular, por conta da pandemia de covid-19. Contendo 23 candidatos, os competidores Kaylany Carvalho de Mello, na Categoria Juvenil e Douglas da Silva Bello, na Categoria Livre, foram os vencedores.

A terceira edição, em 2023, trouxe 34 candidatos e teve como vitoriosas as participantes Taís Prinz Cordeiro, na Categoria Livre e Yasmin Simsen, na Categoria Juvenil.

O Festival Popular da Canção 2024 tem o patrocínio de Certel, Sicredi, American Nutrients e Fuchs. O apoio é da Protepac e do Colégio Teutônia.

INSCREVA-SE: https://popular.fm.br/index.php/inscricao-para-o-festival-popular-da-cancao-2024/

Pai e filha na competição

Neste ano, há participantes que já cantaram em edições anteriores se apresentando novamente, como é o exemplo de Yasmin Schwab, natural de Roca Sales. Ela cantou na 3ª edição do Festival, no ano de 2023. Escolheu “Malandragem” de Cássia Eller, para a fase classificatória e “Sangrando”, de Gonzaguinha, na etapa final.

“Em 2024 pretendo escolher músicas que saem da minha zona de conforto. Estou muito empolgada. O evento chamou muita atenção pela organização e dedicação dos envolvidos, tanto que, neste ano, meu pai, Luiz Carlos Schwab, irá participar também”, explica Yasmin.

Ela cita que o evento trouxe pontos positivos em sua vida: Criou amizades entre as duas categorias, além de adquirir conhecimento, coragem e confiança, o que fez diferença nas apresentações que realizou posteriormente. “Tive a honra de conhecer pessoas incríveis. Independente do resultado, vale muito a pena participar, pois você cria sentimentos, conquista amizades e conexões, que são inexplicáveis”, ressalta.

Parceria entre os dois vem de anos / Crédito: Arquivo Pessoal
- publicidade -