Um estudo em desenvolvimento na Universidade do Vale do Taquari (Univates) tem como objetivo avaliar sintomas psiquiátricos, resiliência e apoio social entre os moradores do Vale do Taquari, região que sofreu com os desastres climáticos de 2023 e 2024. A pesquisa quer entender os impactos psicológicos e sociais das enchentes e contribuir com estratégias para melhorar o suporte e a resiliência da comunidade.
Os residentes dos municípios atingidos são convidados a participar, preenchendo o formulário virtual, com tempo estimado de 20 minutos. A participação é voluntária, garantindo autonomia aos envolvidos, que podem optar por sair do estudo a qualquer momento sem penalidades.
Assegurando a confidencialidade, os dados que possam identificar os participantes serão omitidos na divulgação dos resultados. O material será armazenado em local seguro e apenas a pesquisadora e a orientadora terão acesso. Os interessados nos resultados podem solicitar informações diretamente pelo e-mail da professora Joana Bücker ([email protected]).
Os participantes devem receber materiais com técnicas de relaxamento para o manejo do estresse, além de contribuir para avanços na área de estudo.