Escrever sobre amizade vira desafio para alunos

811
Os estudantes trabalharam a amizade sem usar ferramentas, computadores ou celulares / Crédito: Lucas Leandro Brune

Pesquisar sem usar a internet. Consultar dicionários físicos. Procurar em livros de enciclopédia. Conversar com pessoas. Desenhar ou ilustrar e escrever a mão, sem uso de dispositivos eletrônicos. Esta foi a missão dada pela professora Ana para 18 estudantes de 9 a 13 anos do turno inverso para descreverem aprendizados sobre a amizade. Cada um produziu trabalho diferenciado, com capa, índice, desenvolvimento e conclusão.

A professora e voluntária da ONG Fazer Moradas, Karla Heller, avaliou os trabalhos e ficou encantada com as produções. “Usaram palavras diferentes e demonstraram maturidade impressionante para a faixa etária”, comenta. Os três trabalhos escolhidos foram dos alunos Kauan Bücker, Kamilly Vitória Dupont e Gabriela M. Cardoso.

Professoras Karla e Ana elogiaram as produções dos estudantes / Crédito: Lucas Leandro Brune

A coordenadora da ONG Fazer Moradas, Giordana Satiq Queiroz, contatou a direção da Folha Popular para solicitar a possibilidade de publicar os melhores textos. O desafio foi aceito, e o diretor de Jornalismo, Lucas Leandro Brune, acompanhou a divulgação do resultado, falou sobre a relevância da comunicação e conheceu as ações da entidade. “Trabalhos como este merecem o reconhecimento e o apoio, porque formam pessoas de bem para a sociedade”, salienta.

Os três alunos, as professoras e a Biblioteca da ONG receberam exemplares do livro “Somos todos Popular”, livro lançado em maio de 2022 com a história de 33 anos do Grupo Popular de Comunicação. A conclusão dos três trabalhos está publicada nesta edição.

A ONG Fazer Moradas funciona junto ao Park Ipê, no Bairro Canabarro. Começou pequena com uma sala de aula e hoje atende 65 crianças no turno inverso ao escolar, de 5 a 14 anos. A entidade prepara espaço para receber mais 10 crianças no futuro. O casal Cléo e Giordana Queiroz tem como sonho disponibilizar mais salas e ofertar ainda mais vagas. “Acreditamos na importância de cuidar das crianças com qualidade”, destacam.

A entidade funciona com doações em dinheiro, mão de obra e aprovação de projetos. A compra de um forno foi possível com o Fundo Social da Sicredi Ouro Branco. Os panetones de fim de ano começaram com 200 e ano passado foram mais de 4 mil – o recurso permite investimentos na infraestrutura. Hoje são três salas de aula para atender os estudantes em faixas etárias.

Conversa com os pais

A disciplina e o respeito ao próximo são premissas básicas entre os alunos. E o trabalho estende-se para a família, com momentos de conversas com os pais sobre realidades do dia a dia, noções básicas de apoio e fortalecimento de vínculos afetivos.

A ONG Fazer Moradas realiza a 3ª edição do Escola de Pais, a partir de 19h15 da próxima terça-feira (13/8), no auditório do Sicredi em Teutônia. O tema será “Propósito e Missão da Família e Escola”. A palestrante será Letícia Nazari Mafiolete, diretora educacional e mentora em gestão escolar, de Criciúma/SC. O ingresso é 1kg de farinha de trigo. O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas diretamente com a ONG.

TEXTOS SELECIONADOS

Kauan (e), Kamilly e Gabriela tiveram os trabalhos selecionados para publiicar na Folha Popular / Crédito: Lucas Leandro Brune

Amizade VerdadeiraKauan Bücker

A amizade para mim é uma pessoa que fica ao seu lado quando mais você precisa, não julgando pelas suas decisões, mas sim te apoiando e ajudando a corrigir seus erros.

Estou entendendo que uma amizade verdadeira supera desafios e permanece firme, é aquele que vem espontaneamente estar ao seu lado, aceitando o outro do jeito que ele é e respeitá-lo.

Quantas vezes pessoas cruzam nosso caminho e não entendemos o porquê, mas o verdadeiro motivo está sempre presente, é Deus agindo em nossas vidas.

Amizade FamiliarKamilly Vitória Dupont

Quem nunca pensou em ter uma amizade verdadeira, à qual pode contar para tudo? Sendo para sentar e dar muitas risadas ou até quando erramos bastante e aquela amizade continua ali.

Às vezes, procuramos em vários lugares, como nas escolas, nas festas, na internet, mas esquecemos de olhar para dentro da nossa casa, para o pai, mãe e irmãos.

Muitas vezes, criticamos nossa família, pai e mãe. Eles nunca vão te abandonar. Eles vão te dar carinho, amor, colo, cafuné e tudo o que vocês precisa. Eles sempre vão estar do seu lado, não importa o que você faz, o que você deixa de fazer. Se você errar ou se fizer tudo certo, eles sempre vão te ajudar e nunca vão te botar para baixo. E se você cair, vão te ajudar a levantar e perguntar se você está bem! Se você se machucou? E vão te fazer ficar alegre de novo e brincar.

AmizadeGabriela M. Cardoso

Amizade é não falar mal das pessoas, mesmo quando ela não está presente. É ficar com ela nos bons momentos e também nos momentos mais difíceis. Falar a verdade, mesmo que doa, jamais mentir para ela. Rir e chorar com ela, e saber que pode confiar até de olhos fechados. E sentir a falta dela quando não estar por perto. Saber perdoar quando fizer algo que é errado, pois ninguém é perfeito. Saber perdoar e recebê-la de volta.

Nosso melhor amigo é Deus, e devia ser o principal amigo de todos nós. Pois, ele nos escuta em todas as horas do dia, está disponível em todos os minutos do dia. Basta procurá-lo, e ele vai ficar super feliz quando a gente o busca.

- publicidade -