Expovale + Construmóbil 2024 terá gestão de resíduos sólidos

505
As feiras terão a gestão de resíduos sólidos pelo segundo ano consecutivo / Crédito: Clarissa Jaeger

Em parceria com a empresa Recic de Lajeado, a Expovale + Construmóbil 2024 terá novamente a gestão dos resíduos sólidos, com a destinação correta de todo lixo produzido durante o evento. A empresa já atuou na última edição das feiras e neste ano estará novamente no controle da cadeia de resíduos, para promover um consumo mais consciente por meio da redução, reutilização e reciclagem do material.

Neste ano, a Recic fará a instalação de um painel com o controle em tempo real da geração de resíduos, localizado ao lado do estande da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), que informará dados do percentual de lixo coletado por área a partir de um sistema online. Também inédito neste ano, a Recic contará com educadores ambientais e promoverá oficinas temáticas de compostagem e gestão de resíduos para estudantes na Tarde das Escolas.

A engenheira ambiental da corporação, Luana Hermes, explica que será montada uma central de triagem, onde ocorrerá o gerenciamento e separação de todos os resíduos. A separação será de acordo com sua geração: orgânico, recicláveis (papel, plásticos), rejeito, madeira, isopor, gesso, eletrônicos, lâmpadas e construção civil (tijolo e cimento).

Luana ainda destaca que ao promover a gestão de resíduos sólidos, as feiras estarão contemplando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para atingir a Agenda 2030. “A Agenda 2030 é o resultado de um processo evolutivo de reconhecimento global da necessidade urgente de estratégias de desenvolvimento sustentável”, esclarece.

- publicidade -