A Secretaria da Saúde de Lajeado (Sesa) e o Instituto Albert Einstein, vinculado ao Hospital Albert Einstein (considerado um dos melhores hospitais do Brasil), estão atuando em parceria para ampliar a cobertura vacinal no município. Na quinta-feira (12/9) foi realizado o primeiro encontro presencial de aprendizagem do projeto colaborativo, no auditório do Hospital Bruno Born.
Participaram as equipes de vacinadores e coordenadores das Unidades de Saúde, representantes das escolas públicas e privadas (educação infantil e fundamental), representantes das clínicas de vacinação da rede privada de Lajeado, profissionais do HBB e a equipe do Instituto Albert Einstein.
O projeto tem como meta aumentar em 10% a cobertura vacinal de crianças (0 a 17 anos) e gestantes nos próximos 12 meses. A ação será conduzida em 22 postos de saúde e em 12 salas de vacina na atenção primária. Durante esse período, os dados inseridos no sistema serão monitorados para avaliar a completude vacinal, tanto antes quanto depois da execução do projeto, de acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Imunização (PNI). O projeto também busca aprimorar os fluxos e processos das unidades de saúde, além de implementar e avaliar o nível de satisfação dos usuários.
Na primeira fase, as Unidades Básicas de Saúde serão visitadas para uma análise técnica, realizada de forma presencial ou remota. Serão mapeados os fluxos e processos para identificar fatores que impactam a cobertura vacinal, de acordo com o PNI, além de examinar a gestão de recursos, a fim de identificar possíveis desperdícios e oportunidades de melhoria.
Em seguida, será realizada uma imersão técnica, consolidando as práticas relativas a processos assistenciais de vacinação nas unidades. As equipes envolvidas irão propor melhorias, acompanhar os procedimentos e preencher os indicadores necessários para alinhar as práticas às políticas nacionais de saúde e otimizar a gestão das unidades de saúde.
Secretaria de Saúde realiza Mateada da Vacinação no Posto do Centro
No sábado (14/9) a atividade da Mateada da Vacinação, realizada no Posto de Saúde do Centro em alusão aos festejos da Semana Farroupilha, foi uma ação já implementada com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal. O evento contou com uma decoração especial organizada pela equipe de vacinadores, além da distribuição de balões e atividades lúdicas para as crianças. A equipe do Rotary Integração Lajeado também participou, auxiliando na recreação.
A ação faz parte do cronograma de vacinação da Secretaria de Saúde, que visa oferecer à população, especialmente àqueles que não conseguem acessar os serviços de saúde durante a semana, a oportunidade de manter o calendário vacinal da família atualizado.
Foram aplicadas cerca de 400 doses de vacinas de rotina, abrangendo crianças, adolescentes e adultos. Muitos pais, ao levarem seus filhos para vacinar, também aproveitaram a oportunidade para atualizar seus esquemas vacinais, com vacinas para tétano, sarampo, caxumba, rubéola, febre amarela e hepatite B.
A campanha de vacinação continua com novas ações programadas para outros sábados deste ano (19/10, 09/11 e 07/12) sempre no Posto do Centro, das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia.