Feira de Ciências da Univates inicia hoje

Comunidade é convidada a participar do evento e visitar os projetos selecionados

506
Crédito: Divulgação

A 6ª Feira Estadual de Ciências Univates e a 13ª Feira de Ciências Univates: Descobrindo Talentos para a Pesquisa e Tecendo Redes Interdisciplinares acontecem simultaneamente e iniciaram hoje (17/10), seguindo até amanhã (18/10), no Complexo Esportivo da Universidade do Vale do Taquari – Univates. 

Os eventos integram o projeto de extensão Feira de Ciências: Pesquisa e Inovação e ocorrem na Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, que tem como premissa a popularização da ciência, da tecnologia e da educação científica. Segundo a coordenadora do evento, professora Jane Herber, “a Feira sempre teve a característica de ser multidisciplinar. Em 2024, a temática envolvendo a enchente se destaca. Por meio dela, os projetos abordam questões voltadas para o meio ambiente, questões climáticas e um olhar para as cidades”. 

“Sempre temos novidades: a cada ano novas escolas, novas afiliações, um destaque no número de trabalhos dos anos iniciais e principalmente anos finais. As feiras afiliadas acabam trazendo projetos de outros municípios, na maioria das vezes de outras regiões do estado. Em função da enchente pensávamos que não teríamos muitos projetos inscritos, e foram 271 – esse número é alto considerando que temos 100 vagas”, detalha. 

Visitação

As visitas podem ser agendadas por meio do formulário (o agendamento não é obrigatório). É necessário indicar, entre outras informações, o contato de um professor responsável, o dia e horário de visitação e o número de alunos. A visita individual e sem agendamento, mesmo para grupos, também é possível. 

Dúvidas sobre a 6ª Feira Estadual de Ciências Univates e a 13ª Feira de Ciências Univates podem ser esclarecidas pelos e mails [email protected] ou [email protected] ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5944.

Saiba mais

As Feiras de Ciências buscam estimular a produção científica em diferentes níveis de formação e áreas do conhecimento, valorizando as interações dos objetos de estudo com as demandas socioambientais e tecnológicas em uma perspectiva inclusiva, empreendedora e interdisciplinar.

Escolas de Educação Básica e de Ensino Técnico das redes pública e privada do Rio Grande do Sul inscreveram seus projetos, dos quais 101 foram selecionados para apresentação, sendo 12 deles de feiras afiliadas e um trabalho inscrito na Mostra Kids. Os trabalhos são distribuídos em quatro categorias: Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano); Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano); Ensino Médio e Ensino Médio Profissionalizante, incluindo o Curso Normal; e Ensino Técnico/Pós-Médio.

Neste ano, participam estudantes de escolas de Venâncio Aires, Nova Bréscia, Santa Clara do Sul, Travesseiro, Lajeado, Arroio do Meio, Carlos Barbosa, Mato Leitão, Teutônia, Coqueiro Baixo, Imigrante, Roca Sales, Estrela, Vespasiano Corrêa, Santa Cruz do Sul, Montenegro, Gravataí, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Forquetinha e Encantado.

- publicidade -