Presidente da Amturvales articula retomada do Trem dos Vales

106
Retomada é pauta em Brasília, Distrito Federal / Crédito: Divulgação

O presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Charles Rossner, está em Brasília desde quarta-feira (27/11) com o objetivo de acelerar a retomada do Trem dos Vales. Durante reuniões com representantes do Dnit, ANTT e do Ministério do Turismo, foram discutidos temas como captação de recursos, parcerias e a recuperação da infraestrutura ferroviária.

Rossner destacou a relevância do projeto para o desenvolvimento econômico da região e para a preservação da memória das ferrovias no Vale do Taquari. O Ministro do Turismo, Celso Sabino, e o Deputado Federal Sanderson se comprometeram a buscar apoio para a recuperação da ferrovia entre Muçum e Dois Lajeados.

O Dnit comprometeu-se a apresentar um plano de reconstrução da Ferrovia do Trigo até o final deste ano, enquanto a Amturvales segue trabalhando com as prefeituras locais e a Rumo Logística para viabilizar as obras necessárias.

A previsão é que o Trem dos Vales retorne em 2025, fortalecendo o turismo no interior do Rio Grande do Sul. “Estamos organizando uma força-tarefa junto ao Dnit para que a Rumo Logística se posicione, permitindo a elaboração de um plano de reconstrução da ferrovia. O Dnit, por meio da Secretaria de Assuntos Ferroviários, se comprometeu a apresentar esse plano até o final do ano e também a buscar recursos extraordinários para a recuperação das ferrovias. Se tudo ocorrer conforme o planejado, em 2025 teremos a recuperação das ferrovias e o retorno do Trem dos Vales”, concluiu.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui