A Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) realizou, na quarta-feira (27/11), a 2ª Integração dos Núcleos, com o tema Liderança e Sustentabilidade Emocional. O evento reuniu 70 nucleados integrantes dos cinco núcleos da entidade na sede social do Sicredi, em Encantado. As palestrantes convidadas foram a psicóloga e psicanalista Dra. Pâmela de Freitas Machado e a psicóloga e especialista em psicologia organizacional e do trabalho, Dra. Michele Engers Taube.
A presidente da ACI-E, Raquel Cadore, valorizou o encontro para fortalecer os vínculos entre os nucleados e refletir sobre o trabalho desenvolvido. “Quando nos unimos, superamos barreiras, criamos soluções e construímos caminhos mais sólidos. Os núcleos são prova viva disso, com reuniões, projetos, capacitações e trocas de experiências que criam uma rede de apoio e confiança”, afirmou. Ela também ressaltou o reconhecimento obtido pela ACI-E no Fórum de presidentes da Federasul, em que o trabalho dos núcleos foi elogiado por outras associações gaúchas.
A diretora administrativa da ACI-E, Maria Cristina Buffon Castoldi, enfatizou o papel dos núcleos no associativismo local. “Os núcleos são o carro-chefe da ACI-E, a essência do associativismo. Por meio deles, as empresas atuam em um ambiente favorável ao crescimento, desenvolvendo soluções conjuntas para dificuldades e fortalecendo os participantes e seus empreendimentos”, explicou.
A diretora de núcleos, Vânia Pedó, ressaltou o caráter integrador do evento. “A integração proporciona um momento importante para a troca de experiências entre todos os nucleados, uma vez que nas reuniões quinzenais, cada grupo desenvolve suas atividades de forma individual”, comentou.
A trajetória dos Núcleos
A ACI-E tem uma história marcada pela criação de núcleos estratégicos que refletem os desafios e as demandas da região. As atividades quinzenais reúnem cerca de 100 participantes. O primeiro núcleo, de Mulheres Empreendedoras SuperAção, foi instituído em 2017, sob a presidência de Renata Galiotto. Em 2020, na gestão de Rafael Fontana, foi a vez do Núcleo de Jovens ganhar forma, promovendo a integração e capacitação de novos líderes.
Durante a gestão de Maria Cristina Buffon Castoldi, em 2021, foram criados três novos núcleos: Desenvolvimento de Pessoas, Bem-Estar e Turismo. Essas iniciativas foram impulsionadas pela crescente demanda por mão de obra qualificada e pelo fortalecimento do setor turístico na região. Já em 2024, sob a presidência de Raquel Cadore, foi instituído o Núcleo do Comércio Varejista, reforçando a representatividade do setor na entidade.
Além da expansão dos núcleos, 2021 também marcou a implantação de estruturas organizacionais importantes. A diretoria executiva passou a contar com a função de diretora de Núcleos, inicialmente ocupada por Darjela Calvi até 2023 e, na sequência, por Vânia Bratti. No mesmo ano, foi criado o Conselho de Núcleos, composto por coordenadores, a diretora de núcleos e a gerência executiva, com o objetivo de garantir a melhoria contínua das atividades desenvolvidas.