Teutônia regulariza Loteamento Brandão

Proprietários dos lotes aguardavam há quase 30 anos pelar regularização dos imóveis

937
Crédito: Divulgação

A prefeitura de Teutônia concluiu, em dezembro, o processo de regularização fundiária do Loteamento Brandão, localizado no Bairro Canabarro, um passo importante para os moradores e para o desenvolvimento urbano do município. A entrega das primeiras quinze matrículas aos proprietários ocorreu na sexta-feira (20/12), no gabinete do prefeito Celso Aloísio Forneck.

O loteamento foi estabelecido sobre terras da família Brandão desde a década de 1990, quando os primeiros lotes foram vendidos. Embora as transações tenham sido registradas em contrato, a regularização junto à Prefeitura não foi realizada até então. Entre os principais obstáculos para a emissão das matrículas estavam a grande quantidade de proprietários e questões jurídicas, como penhoras, que envolviam alguns lotes.

Para agilizar o processo de regularização, a Prefeitura contratou, em 2022, uma empresa especializada por meio de licitação. Com o apoio da Secretaria de Planejamento e Mobilidade Urbana, a empresa buscou os proprietários para reunir as documentações necessárias e realizar a demarcação topográfica dos terrenos.

Dos 75 imóveis regularizados, um deles pertence a Francisco da Costa, que comemorou o recebimento da matrícula. “Foi um presente de Natal e Ano Novo para nós”, afirmou Francisco, corretor de imóveis, que, com a matrícula em mãos, pretende negociar os lotes em breve.

O engenheiro e subsecretário de Planejamento e Mobilidade Urbana, Alexandre Etgeton, destacou que o município trabalha, junto aos proprietários, na regularização dos lotes há cerca de 10 anos. “É uma conquista para todos nós”, afirmou Alexandre, que auxiliou nas diversas etapas do processo de regularização.

- publicidade -