Cidade polo do Vale do Taquari, Lajeado celebra 134 anos neste domingo, dia 26 de janeiro. Para marcar a data, a administração municipal lançou, na quinta-feira (23/1), o novo slogan da cidade: “Aqui é o nosso lugar”. Segundo as lideranças do município, este aniversário e o início de uma nova gestão administrativa representam recomeços necessários para o desenvolvimento seguro e sustentável, especialmente após as enchentes de 2023 e 2024.
A prefeita Gláucia Schumacher (PP) considera esse momento uma celebração especial. No primeiro aniversário da cidade sob sua gestão, destaca a importância de resgatar o orgulho e o sentimento de pertencimento da população. “Queremos que nossa comunidade esteja conectada com o município, porque acreditamos que uma boa cidade depende da parceria entre o poder público e as pessoas. É aqui que vivemos, trabalhamos e criamos nossas famílias”, enfatiza.
Desafios para o futuro
Com mais de 96 mil habitantes, Lajeado possui quase três vezes a população de Teutônia, a segunda cidade mais populosa da região. O crescimento, impulsionado pelas oportunidades de emprego e pela qualidade de vida, também traz desafios relacionados à mobilidade urbana e ao acesso aos serviços públicos.
“A mobilidade urbana é um dos macrocompromissos do nosso plano de governo. Precisamos planejar obras de grande porte para solucionar os gargalos atuais e os que possam surgir no futuro. É necessário projetar uma cidade para os próximos 10, 20 ou 30 anos”, afirma Gláucia. Ela ressalta ainda que as decisões futuras devem sempre buscar o equilíbrio entre crescimento econômico, qualidade de vida e sustentabilidade.
Referência no Vale do Taquari
Por ser considerada o polo do Vale do Taquari, Lajeado assume a responsabilidade de liderar as discussões regionais. “Temos grandes empresas e comunidades fortes em todas as cidades da região. No entanto, como concentramos cerca de um terço da população, é natural que Lajeado desempenhe um papel de protagonismo”, destaca Gláucia.
Entre os desafios regionais, a prefeita aponta como prioridade o diálogo sobre a concessão da ERS-130 e a realização de estudos e projetos para novas ligações viárias sobre o Rio Taquari. Essas iniciativas visam criar alternativas logísticas e reduzir a dependência da atual ligação pela BR-386. “Estarei à disposição para contribuir com essas discussões, sempre prezando pelo diálogo construtivo com todas as cidades da nossa região”, afirma Gláucia.
Sobre o novo slogan
De acordo com a Assessoria de Imprensa do município, o slogan “Aqui é o nosso lugar” busca simbolizar o pertencimento cultural, familiar e emocional dos moradores, reforçando a identidade e o vínculo com a cidade. A nova identidade institucional marca o início da gestão 2025-2028. Segundo a coordenadora de comunicação do município, Talita Fracalossi, o slogan reflete, de maneira simples e impactante, a visão, os objetivos e as ações da administração pública, criando uma maior proximidade com a comunidade.
Ato simbólico
Como parte das comemorações, na sexta-feira (24/1) a administração realizou ato simbólico em homenagem aos 134 anos da cidade. O evento foi no Largo da Prefeitura, em frente ao Centro Administrativo, com homenagens ao Município.
“Queremos que nossa comunidade esteja conectada com o município, porque acreditamos que uma boa cidade depende da parceria entre o poder público e as pessoas”, Gláucia Schumacher, Prefeita de Lajeado.
Breve história de Lajeado
A cidade foi fundada em 1855 como uma colônia. Depois, surgiu o povoado, que se desenvolveu com a construção de um engenho na área onde fica hoje o Parque do Engenho. Em 1891, a localidade desmembrou-se de Estrela, o município mãe, surgindo então a cidade de Lajeado. Por isso, o ano de 1891 é a referência para o aniversário da cidade.
Dados sobre Lajeado
– População: 96.651 habitantes em 2024, conforme a estimativa da revisão da população do Brasil do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE);
– Os dados mais recentes sobre a atividade econômica dos municípios revelam que a soma dos bens e serviços produzidos por Lajeado, o PIB (Produto Interno Bruto), atingiu R$ 5,59 bilhões no ano de 2021, representando um aumento de 19,20% em comparação com o ano de 2020;
– Área total do município: 90,801 km².