O ex-prefeito de Estrela, Carlos Rafael Mallmann, anunciou – por meio das redes sociais – sua saída da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur). Após três anos à frente da pasta ele se despede do cargo. Segundo ele, sua saída se deve ao desejo de novos desafios e projetos, mantendo, no entanto, o compromisso de seguir contribuindo para o desenvolvimento do estado.
A reportagem teve a primeira informação por volta das 15h30 desta sexta-feira (21/2), porém não obteve a confirmação das fontes consultadas. A publicação de Mallmann na rede social foi por volta da meia-noite.
O secretário expressa sua gratidão ao governador Eduardo Leite e ao vice-governador Gabriel Souza pela oportunidade e confiança durante seu período à frente da Sedur.
Ele também agradeceu aos deputados do seu partido, União Brasil – Luiz Carlos Busato, Dirceu Franciscon, Aloísio Classmann e Dr. Thiago Duarte -, assim como aos demais secretários e colaboradores da secretaria.
Mallmann destaca que, durante sua gestão, foram implementados programas significativos, entre eles o Programa Desassorear RS, voltado à limpeza e recuperação de arroios e canais de drenagem em municípios atingidos por enchentes.
Outro destaque foi o Programa Horas-Máquina, que auxiliou na reconstrução de estradas, abertura de acessos e preparação de terrenos para novas habitações em áreas afetadas.
O Programa Pavimenta também se consolidou como um dos principais investimentos em infraestrutura viária, beneficiando 89% dos municípios gaúchos e promovendo melhorias na mobilidade e no desenvolvimento urbano.
Além disso, avanços na Revisão dos Planos Diretores garantiram suporte técnico para que as cidades pudessem planejar seu crescimento com segurança e sustentabilidade.
Entre os projetos estruturantes conduzidos recentemente, um dos mais importantes foi a duplicação da Estrada Caminho do Meio, iniciativa que visa melhorar a mobilidade e a segurança da população de Porto Alegre, Viamão e Alvorada.