Câmara de Poço das Antas aprova investimentos para a saúde e propõe inovação no campo

223
A próxima sessão ordinária acontecerá às 10h30 do dia 5 de maio / Crédito: Jéssica Bayer

A Câmara de Vereadores de Poço das Antas realizou, na segunda-feira (28/4), sessão ordinária marcada pela aprovação de projetos e indicações voltadas à saúde, segurança e inovação no setor agrícola. Ao todo, foram apreciadas uma proposta de emenda, um projeto de lei e duas indicações legislativas.

O principal destaque da sessão foi a aprovação do projeto de lei nº 022/2025, de autoria do Executivo, que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar de R$ 200 mil para a Secretaria de Saúde. O recurso, oriundo do superávit financeiro, será utilizado para garantir a continuidade dos serviços médicos prestados via Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari (Consisa), assegurando atendimento com clínico geral à população. O projeto foi aprovado por 9 votos favoráveis.

Antes da votação do projeto, a Câmara também aprovou a proposta de emenda modificativa nº 001/2025, de autoria do vereador Laércio Pedro Klein. A emenda promove uma correção formal na numeração dos artigos do PL nº 022/2025, sem alteração de conteúdo, visando manter a organização legislativa.

Outro tema relevante da pauta foi o projeto de lei nº 021/2025, que trata da criação de novos cargos e padrões salariais no quadro de servidores municipais. Contudo, a discussão sobre o projeto foi adiada a pedido dos vereadores.

Indicações

No âmbito das indicações legislativas, a vereadora Célia Lurdes Koerbes apresentou a indicação nº 021/2025, que solicita ao Executivo a instalação de câmeras de videomonitoramento nas dependências internas da Emei Espaço da Criança. A proposta é uma resposta às preocupações da comunidade escolar após polêmicas recentes envolvendo alunos e funcionários.

“A instalação das câmeras visa garantir maior segurança e transparência, protegendo tanto as crianças quanto os servidores”, destacou Célia.

Já o vereador Laércio Pedro Klein propôs a indicação nº 022/2025, sugerindo que o município estude a aquisição de um drone agrícola para monitoramento ambiental e apoio à produção rural. Laércio afirmou que “o drone pode ser programado para atuar com precisão, reduzindo desperdícios de defensivos e promovendo práticas mais seguras, tanto para o meio ambiente quanto para a saúde dos trabalhadores”.

Tribuna

O vereador Laércio reforçou os benefícios da inovação tecnológica no campo, enquanto o vereador Rodrigo Galdino Schwingel convidou a comunidade para a audiência pública do Plano Plurianual (PPA), marcada para a terça-feira (29/4) no auditório da Prefeitura. Rodrigo destacou que o PPA é a oportunidade de a população definir, de forma democrática, as obras e projetos que nortearão os investimentos dos próximos 4 anos.

Projetos e indicações aprovados na sessão

Proposta de Emenda Modificativa nº 001/2025: Corrige a numeração dos artigos do PL nº 022/2025, adequando a organização legislativa.Aprovada com oito votos, abstenção do autor, o vereador Laércio Pedro Klein (PSDB).

PL nº 021/2025: Cria o Padrão 52 no quadro de servidores e institui novos cargos: coordenador do Cras, três vagas para doméstica e uma vaga para psicólogo. Discussão adiada.

PL nº 022/2025:Autoriza crédito adicional suplementar de R$ 200 mil para garantir a continuidade dos atendimentos médicos via consórcio de saúde (Consisa).Aprovado com nove votos favoráveis.

Indicação nº 021/2025 (Célia Lurdes Koerbes): Solicita a instalação de câmeras de videomonitoramento internas na Escola Municipal de Educação Infantil Espaço da Criança.

Aprovada com sete votos, abstenção da autora.

Indicação nº 022/2025 (Laércio Pedro Klein):Sugere a aquisição de um drone agrícola para monitoramento ambiental e apoio à agricultura de precisão.Aprovada com sete votos, abstenção do autor.

A próxima sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Poço das Antas acontecerá no dia 5 de maio, às 10h30.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui