Centauros vence na estreia do Torneio de Acesso

190
Vitória foi conquistada em meio à forte chuva que atingiu Estrela - Crédito: Centauros / Divulgação

Em meio à muita lama, o Centauros Rugby Clube começou sua jornada no Torneio de Acesso do Campeonato Brasileiro de Rugby Union com o pé direito, muita garra e estratégia. Em confronto de peso contra o Serra Gaúcha Rugby, a equipe de Estrela venceu por 22 a 12, em confronto realizado no sábado (24/5). Conforme o presidente e atleta do Centauros, Alexsandro Barbosa, o “Badalado”, já sonha com o acesso à elite nacional.

Alexsandro celebra o resultado conquistado mesmo no meio da chuva que atingiu Estrela e o Vale do Taquari. Ele também comparou a temporada passada com a atual. “No ano passado, batemos na trave e quase subimos. Neste ano, viemos com força máxima e pretendemos surpreender novamente. Se Deus quiser, no fim do ano estaremos classificados para a primeira divisão do campeonato nacional”, aponta.

O Torneio de Acesso é considerado a segunda divisão do campeonato nacional de rugby no Brasil, com clubes do Sul do país divididos em dois grupos. Centauros, Colonos, de Marau, Serra Gaúcha Rugby e SJB, de São João Batista (Santa Catarina) disputam duas vagas na segunda fase.

“Nosso próximo jogo é fora de casa, em Santa Catarina, no dia 14 de junho. Se conquistarmos a vitória, já ficamos muito próximos da classificação e alcançamos uma boa vantagem em comparação com os demais times”, almeja Badalado.

Com a volta aos campos, Alexsandro afirma que um espaço foi ocupado após o período sem jogos. “Viajar, montar estrutura, organizar logística; tudo é feito com muito esforço e carinho. Vamos de ônibus, com atletas, técnico e famílias. Tudo isso para, no fim do jogo, confraternizarmos. Isso é o rugby. Rivalidade dentro de campo, amizade fora dele”, resume.

“Não somos apenas um time, mas, um projeto”

Conforme Alex, o Centauros vai além de time de rugby. Com cerca de 70 atletas entre adultos e crianças, o clube mantém escolinha, atua em conjunto ao contraturno escolar e aposta suas fichas para o futuro nas categorias de base. “Desde os pequenos puxando ‘tagzinhas’ até adolescentes aprendendo a ‘tacklear’. Eu mesmo vim do juvenil e é essa renovação que mantém o clube vivo para os próximos anos”, comenta.

Os planos de reativação da equipe feminina também seguem no radar do Centauros. O grupo já foi referência no estado antes do período da pandemia do coronavírus. “Há muitas mulheres interessadas em participar. Estamos na fase de organizar um momento só para elas conhecerem o esporte, com calma, para, em breve, voltarmos com força total na categoria”, considera.

Amador x Semi

Mesmo com as disputas de competições de alto nível, o Centauros ainda é considerado um clube amador. A sobrevivência depende de patrocínios, mensalidades dos atletas e muito trabalho voluntário. “Mais de 70% da nossa receita vem de apoiadores. Este ano temos o auxílio de empresas privadas e da Prefeitura de Estrela. Estamos lançando a nova camisa oficial, com todos os parceiros estampados com orgulho e agradecimento”, reitera.

Hoje, a estrutura do clube inclui sede própria, junto ao campo em frente ao Parque Princesa do Vale, onde também são realizados os treinamentos e jogos aos sábados à tarde. O próximo compromisso na casa do Centauros é no dia 28 de junho, com um evento especial para patrocinadores, atletas e torcedores.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui