Centauros garante vaga na final da Taça Bronze

Vitória contra o Planalto classificou a equipe estrelense

223
Equipe ainda se prepara para próximas competições e seletiva Crédito: FotodoFARIAS / Divulgação

O Centauros Rugby Clube assegurou presença em mais uma decisão da Taça Bronze do Campeonato Gaúcho, após vencer o Planalto por 49 a 5, no sábado (9/8), em Estrela. A partida, realizada no campo em frente ao Parque Princesa do Vale, foi marcada pelo domínio dos mandantes, que construíram o placar com autoridade e mantiveram a defesa sólida.

Com o resultado, o Centauros mantém a tradição de chegar às fases decisivas, demonstrou regularidade e competitividade, mesmo após um início de temporada abaixo do esperado. Agora, os estrelenses aguardam o adversário da final, que sairá do confronto entre Serra Rugby e Antiqua, marcado para 20 de setembro.

O torneio estadual é disputado por 8 clubes, divididos em 2 grupos organizados com base na proximidade geográfica, para reduzir custos de deslocamento. Em 2025, o Grupo A teve Centauros, Charrua (Porto Alegre), Antiqua (Pelotas) e Broomers (Ivoti). Já o B foi formado por Farrapos (Bento Gonçalves), Colonos (Marau), Planalto (Soledade) e Serra (Caxias do Sul).

Na primeira fase, as equipes jogam entre si dentro do grupo. Os dois melhores de cada chave avançam para as semifinais da Taça Ouro. Os perdedores dessas semifinais jogam a final da Taça Prata. Já os 3ºs e 4ºs colocados de cada grupo disputam de forma cruzada as semifinais da Taça Bronze, que definem do 5º ao 8º lugares no ranking estadual.

Campeonato Brasileiro

O Rio Grande do Sul possui atualmente duas vagas fixas na elite nacional, ocupadas por Farrapos e Charrua. O Centauros disputa a fase classificatória, que envolve 3º, 4º e 5º melhores colocados do estado. Em 2024, o clube ficou com a 3ª posição; em 2025, briga para fechar o estadual em 5º lugar e garantir presença no Brasileiro de 2026.

Para o próximo ano, já estão confirmados, no nacional, o Broomers e o Colonos. A vaga restante será definida entre Centauros e Serra. Já a distribuição de vagas para a competição leva em conta o número de clubes por estado e o cumprimento de critérios.

Futuro

Além da final da Taça Bronze, o Centauros planeja realizar, no fim de semana que encerra setembro, uma seletiva aberta para atrair novos atletas. A ação, que já foi realizada com sucesso no ano passado, busca reforçar o elenco para as próximas temporadas e apresentar a modalidade a interessados de diferentes idades e níveis de experiência.

A iniciativa é parte da estratégia do clube de renovar o grupo, ampliar a base de jogadores e manter a competitividade nas disputas estaduais e nacionais. Ainda, no fim do ano, o Centauros também se prepara para disputar o Sevens Gaúcho, modalidade olímpica jogada com sete atletas em campo, que encerra o calendário de 2025.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui