Empresa Star Service demite funcionários e atinge serviços terceirizados na região

Univates e outras insituições foram atingidas com a demissão em massa de trabalhadores de diferentes empresas e instituições do Vale do Taquari, foram surpreendidas com o aviso prévio coletivo de 30 dias de serviços terceirizados. Trabalhadores são orientados a procurarem o Ministério Público do Trabalho e sindicatos.

2709
Crédito da foto: divulgação

Funcionários da Star Service, uma empresa de Guaíba, que terceiriza serviços de limpeza, segurança, portaria e apoio administrativo em diferentes órgãos públicos e privados no Rio Grande do Sul, atendendo diversas empresas do Vale do Taquari, foram surpreendidos com o aviso prévio coletivo de 30 dias. Segundo relatos de trabalhadores, a empresa estaria encerrando as atividades e orientando os colaboradores a buscarem seus direitos junto ao Ministério Público do Trabalho. A direção da empresa ainda não se pronunciou sobre as demissões.

De acordo o assessor jurídico do Sindicato dos Trabalhadores em Serviço de Asseio, Conservação, Limpeza, Zeladoria, Serviços e Jardinagem de Santa Cruz do Sul e Região (Sindiasseio), Leandro Leopoldo, diversos trabalhadores emitiram denúncia ao sindicato e buscaram ajuda após serem informados que a empresa estaria entrando em recuperação judicial.

A reportagem apurou que somente na Univates, teve 140 contratos suspensos, sendo outros demitidos também em uma cooperativa, em Teutônia, além de uma demissão ocorrida em outra empresa de nutrição animal.

Os trabalhadores relatam insegurança e incerteza. “A gente fica sem chão. Trabalhamos anos sem nunca atrasar e agora já atrasaram o mês setembro, nos deram os 30 dias e mandaram a gente procurar os direitos no Ministério Público.”

Outra trabalhadora afirma que estava há um ano no emprego. “Sempre pagaram certinho, mas agora estamos sem pagamento e sem aviso prévio. Como vou receber?”, indaga.

Univates emite comunicado

A Univates encerrará o contrato de prestação de serviços com a empresa Star Service no dia 2 de novembro de 2025. Uma nova prestadora de serviços iniciará o trabalho no dia seguinte ao encerramento do contrato. Esta empresa já está selecionando pessoal para o preenchimento dos postos de trabalho na Instituição, e os trabalhadores da Star Service podem participar da seleção. Os funcionários da Star Service recebem o aviso prévio nesta sexta-feira, 10 de outubro, e a Univates honrará a remuneração do período do aviso prévio trabalhado. A Universidade está apurando responsabilidades e tomando as medidas legais necessárias e cabíveis.

- publicidade -