A Administração Municipal de Colinas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou uma série de ações educativas e preventivas voltadas à sexualidade, à construção de relações saudáveis e ao enfrentamento das diferentes formas de violência. Nesta primeira etapa, as atividades envolveram três grupos, com novos encontros previstos para a próxima semana.
A iniciativa considera o papel dos profissionais de saúde na prevenção e na identificação de situações de vulnerabilidade e violência. Por isso, os encontros são conduzidos com foco no acolhimento, respeito, escuta ativa, privacidade e ausência de julgamentos, proporcionando espaços seguros para informação, orientação e diálogo.
Entre as ações realizadas, as mães de alunos da EMEI Pequeno Mundo participaram de uma conversa sobre os diferentes papéis vivenciados pelas mulheres, com destaque para a relação entre ser mãe e ser mulher. Também foram abordadas a divisão de responsabilidades entre parceiros e familiares e a importância do diálogo, do respeito e do compartilhamento das tarefas nas relações.
Com o grupo de gestantes e seus familiares, a equipe trabalhou temas relacionados ao Agosto Dourado, período dedicado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno. O encontro também tratou de violência doméstica e violência obstétrica, reforçando os direitos das mulheres durante a gestação, o parto e o pós-parto.
Já os estudantes do 7º, 8º e 9º anos da EMEF Ipiranga participaram de atividades adaptadas à faixa etária. As conversas abordaram sexualidade, respeito, maturidade, diferenças de gênero e diferentes formas de violência, incluindo aspectos emocionais, culturais e físicos, além de situações de cyberbullying. Também foram discutidas a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), o planejamento reprodutivo e os direitos sexuais e reprodutivos.
Na atividade realizada pela manhã com o 7º ano, participaram profissionais da equipe da Saúde e a assistente social da escola. À tarde, os encontros com as turmas do 8º e 9º anos contaram com a equipe da Saúde, a nutricionista e a psicóloga da escola.
A proposta é abordar a sexualidade de forma integral, considerando aspectos físicos, emocionais, sociais e culturais, sempre respeitando as escolhas, a autonomia e a fase de desenvolvimento de cada pessoa.
As ações voltadas ao enfrentamento da violência doméstica e sexual também procuram ampliar o conhecimento sobre os diferentes sinais de violência e reforçar a importância da rede de atendimento. Os profissionais estão disponíveis para oferecer escuta acolhedora, assistência humanizada e sigilosa e, quando necessário, realizar os encaminhamentos aos serviços de proteção.
A Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) e referência no enfrentamento junto à Secretária da Mulher, Fernanda Joris, destaca que o cuidado deve ultrapassar o atendimento clínico e também estar presente na prevenção. “Precisamos estar preparados para identificar sinais de violência e oferecer uma escuta acolhedora, sem julgamentos ou culpabilização. Nosso papel é respeitar o tempo e as decisões de cada pessoa, orientar e, quando necessário, articular os encaminhamentos junto à rede de proteção”, ressalta.
As atividades terão continuidade na próxima semana, com a participação de outros três grupos. A iniciativa busca fortalecer a autonomia, ampliar o acesso à informação e contribuir para a construção de relações mais respeitosas, saudáveis e livres de violência.


