Nesta terça-feira (7/6), o Governo de Estrela, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis), realiza a audiência pública do Plano de Saneamento Municipal.
O evento é parte fundamental da elaboração do plano e será realizado na Câmara de Vereadores de Estrela. O início está previsto para às 19h e é aberto à comunidade.
A diretora de Meio Ambiente da Sedis, Tanara Schmidt, explica que o encontro apresentará o diagnóstico do estudo que é realizado em Estrela desde o mês de fevereiro deste ano.
Tanara afirma que o diagnóstico é uma espécie de ‘raio-x’ das condições de abastecimento de água, drenagem pluvial, resíduos sólidos e esgotamento sanitário do município. “Constam todas as informações importantes que a comunidade precisa conhecer”, aponta.
Além da atual situação, o Plano Municipal de Saneamento Básico precisa indicar as metas e projetos a serem implantados pela Administração Municipal nos próximos 20 anos. “São metas de curto, médio e longo prazo e na execução delas a comunidade poderá dar sugestões e contribuições para o futuro do saneamento na nossa Estrela”, pontua Schmidt.
A realização do Plano é da empresa Lógica Consultoria, que foi contratada pelo Governo de Estrela. Após a apresentação dele, o estudo será finalizado e volta para o Legislativo para a aprovação definitiva. “Quando ele estiver pronto, começa a ser colocado em prática por parte da Administração”, complementa a diretora do Meio Ambiente de Estrela.