Lajeado inicia instalação de superparada no Centro

O projeto visa garantir a acessibilidade e o conforto dos usuários do transporte público da cidade.

368
Obra na Avenida Benjamin Constant foi iniciada neste final de semana. Créditos: AI Lajeado/divulgação

Após obras iniciais para a construção da base, a estrutura metálica da superparada de ônibus da Avenida Benjamin Constant foi instalada neste fim de semana. O abrigo está localizado em frente ao Centro Clínico da Unimed e integra o novo plano de mobilidade urbana de Lajeado. Os projetos visam garantir a acessibilidade e o conforto dos usuários do transporte público da cidade.

Outra superparada está em fase de construção na Rua Carlos Von Koseritz, em frente ao Hospital Bruno Born, e a previsão é que ambas fiquem prontas em até 15 dias.

Abrigo na Rua Carlos Von Koseritz já começou a tomar forma. Créditos: AI Lajeado/divulgação

Após a instalação das estruturas metálicas (laterais e telhado), as superparadas receberão pintura e vidros. Assim como na superparada em frente à Padaria Suíça, as novas estruturas têm capacidade para até 30 pessoas sentadas, contam com proteção ultravioleta e contra o calor e são equipadas com luminárias de LED abastecidas por placas solares. Serão instalados eletrodutos que possibilitarão, no futuro, a instalação do sistema de climatização.

Com esta etapa concluída, o Departamento de Trânsito realizará a sinalização horizontal e vertical nos locais, e a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos finalizará a acessibilidade das calçadas nos arredores.

Segundo o Secretário de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan), Giancarlo Bervian, foram realizadas diversas reuniões entre a equipe técnica da pasta e a empresa concessionária do transporte público, a Azul, para definir o melhor local para a instalação. Foram consideradas questões como número de usuários, acessibilidade, fluxo de pedestres e trânsito.

O Executivo planeja construir mais duas paradas deste tipo na Avenida Benjamin Constant, ainda sem local definido pela Seplan. As novas superparadas foram adquiridas com recursos da Prefeitura, por meio de licitação, com o custo unitário de R$ 89.478,59.

- publicidade -