Rio Taquari segue em cota de atenção

849
Redução do nível das águas deixa rastros de entulhos e de destruição, inclusive nos afluentes represados pelo Rio Taquari // Crédito: Rodrigo Angeli / Divulgação

Após 4 dias, o Rio Taquari saiu da cota de inundação, considerada a partir da leitura de 19 metros junto ao Porto de Estrela. Conforme a medição das 9h desta quinta-feira (7/9), divulgada pela Prefeitura de Lajeado, a cota estava em 15,89 metros. Às 11h, o nível do rio era de 15,42 metros. Às 13h, o nível baixou para 15,03 metros. Ainda são cota de atenção, pois o nível normal é de 13 metros.

Mesmo com a baixa, a Defesa Civil, neste momento, não recomenda que as pessoas abrigadas retornem às suas casas. Há alerta de nova frente de chuvas entre hoje e sexta-feira (8/9). Conforme a Metsul Meteorologia, os acumulados de chuva na região não devem provocar um repique do Rio Taquari, apenas tornar a baixa das águas mais lenta.

Outras regiões do estado devem ser mais afetadas pela precipitação. Ainda assim, é preciso seguir os alertas da defesa civil e manter atenção nas áreas afetadas, inclusive para o risco de deslizamentos de terra.

Nível das águas do Rio Taquari ultrapassou marcas históricas na tarde de terça-feira, em Estrela // Crédito: Reprodução
- publicidade -