Com o objetivo de auxiliar escolas na reconstrução das bibliotecas atingidas pela enchente que assolou a região no mês passado, a Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat), como atividade comunitária relativa aos seus 18 anos de fundação, está lançando uma campanha de arrecadação de obras literárias.
A intenção é envolver toda a comunidade do Vale do Taquari nesta iniciativa, que vai de 4 a 31 de outubro, tendo como ponto de coleta a Biblioteca da Univates, também parceira desta ação.
O presidente da entidade, acadêmico Marcos Bastiani, destaca que quem tiver livros em casa pode fazer uma avaliação do seu acervo para ver a possibilidade de contribuir com a campanha. Segundo ele, a sugestão é de que, neste momento, sejam doadas obras literárias dos seguintes gêneros: literatura infantil, infantojuvenil, livros de contos, poesias, crônicas, históricos, romances, autoajuda, espiritual, carreira profissional, empreendedorismo, dentre outros.
Como o material arrecadado será destinado a escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, Bastiani sugere que, por ora, livros técnicos, de conteúdos complexos de uma área, não façam parte das doações.
Após o encerramento da campanha de arrecadação, a Alivat coordenará a separação e organização dos livros de acordo com os níveis/faixas etárias dos alunos das escolas atingidas e, na sequência, será realizada a entrega às instituições a serem beneficiadas no Vale do Taquari.