Após um mês da enchente do Rio Taquari, a rede de distribuição de água da RS-129, em Colinas, que ainda estava interditada por questões de segurança em decorrência das cheias, foi finalmente liberada para consumo.
Embora a notícia seja motivo de celebração, a Secretaria de Saúde ressalta a importância de adotar medidas preventivas antes de retomar o consumo da água da torneira. A lavagem e desinfecção das caixas d’água das residências é fundamental para garantir que a água potável não esteja em contato com microrganismos e impurezas que possam ter se acumulado durante o período de interdição.
Para facilitar esse processo, a comunidade pode contar com o apoio da Prefeitura, que está disponibilizando água sanitária, vassouras, escovas e esponjas gratuitamente no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e na Unidade Básica de Saúde (UBS).
Da mesma forma, o Cras e a UBS seguem sendo pontos de distribuição de água mineral gratuita por mais alguns dias, até que todos os moradores tenham realizado a limpeza de suas caixas d’água e possam consumir a água da torneira de forma segura.