O Hospital Estrela e o HBB de Lajeado comunicaram no fim desta tarde (1º/5) medidas de segurança devido aos níveis de água previstos do Rio Taquari.
Comunicado HE:
Em função das fortes chuvas e do risco de que as águas do Rio Taquari alcancem níveis inéditos e atinjam a subestação de energia do Hospital Estrela, informamos que, como medida de segurança, realizamos transferências de pacientes de nossas Unidades de Terapia Intensiva Adulto e Neonatal e do Serviço de Emergência que necessitam de cuidados de suporte à vida.
Até o momento, para o Hospital Bruno Born, de Lajeado, foram transferidos três pacientes neonatais, dois pediátricos e um adulto. Ainda aguardamos a transferência de mais um paciente adulto para a mesma instituição.
Para o Hospital Divina, em Porto Alegre, já foram encaminhados três adultos. Outros dois também embarcarão para a Capital logo mais.
Destacamos que apenas os pacientes que requerem suporte à vida foram transferidos. Os demais permanecem com assistência no Hospital Estrela.
Reafirmamos nosso compromisso com a segurança e o atendimento aos nossos pacientes, ao mesmo tempo em que contamos com a compreensão dos familiares e de toda a comunidade.
Comunicado HBB:
Em virtude do nível que poderá chegar a enchente, e por o HBB estar entre a cota 33 e 35, iremos isolar alguns acessos do hospital com sacos de areia.
Os locais isolados serão identificados, e o acesso aos setores serão feitos por outras entradas, que também serão identificadas nas próximas horas.
O HBB também está planejando o remanejo de atividades para andares superiores.
Devido à situação dramática vivida na região em função das enchentes, o Hospital Bruno Born (HBB) informa que está suspendendo todos os exames, cirurgias, tratamentos e consultas na quinta e sexta-feira, mantendo seus serviços unicamente para atendimento de urgências e emergências.