O governo do Estado, por meio da Secretaria de Logística e Transportes (Selt) e da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), assinou nesta segunda-feira (3/6) um contrato com a Engedal Construtora de Obras Ltda, empresa vencedora da disputa pública para a construção da nova ponte sobre o Rio Forqueta. A estrutura ficará no km 75 da ERS-130, entre Arroio do Meio e Lajeado. A ponte anterior foi danificada pelas fortes chuvas no Vale do Taquari.
A obra, estimada em R$ 14,05 milhões, contemplará uma ponte de 150 metros de extensão, com duas pistas no pavimento principal. O projeto visa aumentar a altura da estrutura para garantir segurança em cenários meteorológicos adversos no futuro.
Considerando o intenso tráfego local – com mais de 2,6 milhões de veículos, incluindo 613 mil caminhões e automóveis comerciais cruzando o trecho anualmente –, a nova ponte desempenhará um papel essencial na mobilidade regional. Com previsão de conclusão em seis meses, a obra será financiada com recursos próprios provenientes da praça de pedágio da EGR.
O diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr, ressaltou a importância da ponte para a mobilidade e a economia do Estado. “Com essa iniciativa, a EGR reafirma seu compromisso com a comunidade do Vale do Taquari e com a busca de soluções rápidas e seguras para atender às demandas da região”, disse.