Inscrições de projetos ao “Nossa Arte Circula RS” se aproximam do encerramento

Iniciativa do Sesc/RS para fomentar a retomada do setor cultural vai contemplar 60 apresentações para uma série de circuitos pelo interior do Estado.

679
Crédito: Divulgação/AI Sesc

Os artistas de todo o Rio Grande do Sul têm até a próxima segunda-feira (17/6) para inscrever projetos na chamada pública “Nossa Arte Circula RS”. Promovida pelo Sesc/RS em prol da retomada do setor cultural após as enchentes, a iniciativa selecionará 60 projetos: 20 de artes cênicas, contemplando circo, teatro e dança; 20 de música; e 20 atividades de leitura. Elas vão compor uma série de circuitos culturais que contemplarão 30 cidades no interior do Estado, com cachê, custos de produção, divulgação, transporte e hospedagem mantidos pela entidade. 

“O ‘Nossa Arte Circula RS’ é parte do projeto ‘Tchê Acolhe’, criado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac para, com ações nas mais variadas áreas de atuação, auxiliar o povo gaúcho neste momento de dificuldades”, explica a gerente de Cultura do Sesc/RS, Luciana Stello. “Esta iniciativa fomenta, de um lado, que centenas de artistas envolvidos nestas 60 atrações selecionadas, alguns afetados diretamente pelas enchentes, outros indiretamente pelo fechamento de espaços culturais, ganhem visibilidade e renda. Por outro lado, também aumenta a economia das regiões por onde estes circuitos passarão, em áreas como transporte, hospedagem e alimentação, que serão movimentadas”, pontua.

Os contemplados pelo projeto serão divulgados no próximo dia 27, nas redes sociais e no site do Sesc/RS. Cada circuito será fechado com três cidades, composto por atrações de artes e cultura. Os projetos contemplados realizarão, ao todo, três apresentações, que terão entrada gratuita ao público.

Em agosto, as primeiras cidades a receber o projeto serão Passo Fundo, Erechim e Frederico Wesphalen com o circuito 1, e Cruz Alta, Ijuí e Santo Ângelo com o circuito 2. Até dezembro, acontecerão circuitos em Alegrete, Uruguaiana, São Borja, São Luiz Gonzaga, Santa Rosa, Três de Maio, Lajeado, Carazinho, Palmeira das Missões, Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Montenegro, Gravataí, Camaquã, Rio Grande, Pelotas, Bagé, Farroupilha, Caxias do Sul e Vacaria. 

A convocação é voltada exclusivamente a artistas profissionais representados por pessoa jurídica, residentes no Rio Grande do Sul. Não são aceitos espetáculos ou apresentações inéditas. No momento do cadastro, é necessário preencher informações sobre o espetáculo, especificações técnicas, histórico dos artistas, dentre outros dados. No caso da música, a inscrição é para duplas ou grupos de até seis participantes. Já no caso da literatura, é possível enviar propostas de performances literárias, mediações de leitura e oficinas. As apresentações de artes cênicas precisam ser enviadas em vídeo para avaliação, que será realizada por colaboradores do Sesc/RS.

O formulário de inscrição é online, disponível em https://forms.gle/To6Q8P7zFimKY52j7 . O edital completo pode ser consultado no site.

Dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail [email protected]

- publicidade -