Projeto de oficinas artísticas é realizado em Lajeado

O projeto está no 11º encontro e terá duração de 15 aulas no total.

648
Crédito: Laura Mallmann/AI Lajeado

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), realiza projeto de oficinas artísticas e criativas com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Francisco Oscar Karnal (Fok) e Alfredo Lopes da Silva e da Escola de Ensino Médio (EEEM) Santo Antônio, do bairro Santo Antônio. A proposta Reino da Infância, ministrado por Tatiane Ertel, ocorre nas segundas e quintas-feiras.

Os momentos contam com turmas de 15 alunos em cada escola, com idades de 9 a 13 anos. As oficinas criativas e artísticas desenvolvidas nos encontros abordam contação de histórias, pinturas, desenhos, teatros e fotografias. 

Conforme Tatiane, o foco é desenvolver a autoestima, o processo criativo e conhecimento dos alunos, “Esse é um espaço para que os alunos se sintam valorizados pelas ideias que eles têm. Dessa forma, criam poder de decisão, trabalham a criatividade, a timidez e a autoestima. Além de aprender a lidar com frustrações e aceitar que nem tudo ocorre como planejado”.

A titular da Secel, Talita Fracalossi, explica que o projeto visa incentivar o desenvolvimento criativo dos alunos, “A arte desempenha um papel fundamental na formação das crianças. Essas oficinas trabalham o desenvolvimento criativo, despertam o olhar artístico e a autonomia desses alunos, o que contribui no desempenho escolar”.

A aluna da EEEM Santo Antônio, Tamara Juliane Lara Simão, de 14 anos, já gostava de desenhar e pintar mesmo antes da oficina. No projeto, aprendeu técnicas de como melhorar. 

Por não conseguir compreender algumas matérias da grade curricular da escola, Ângela Maria da Silva, de 14 anos, conta que se dedicou à pintura e escrita. Na oficina, Ângela teve a oportunidade de pintar pela primeira vez em telas e adorou a experiência.

- publicidade -