O Governo de Estrela, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel) e do Núcleo de Cultura de Estrela, realiza neste domingo (7/7), das 10h às 16h, a primeira edição do Brique na Praça Menna Barreto. A iniciativa, que conta com o apoio de empreendedores e artistas locais, tem por objetivo colaborar com a reconstrução do município através da arte das iniciativas culturais.
Conforme o prefeito do município, Elmar Schneider, a proposta é uma das respostas da comunidade à necessidade de reconstrução das vidas e da cena cultural no município. “Estrela sempre foi reconhecida em nosso estado e até mesmo fora do Rio Grande do Sul como um celeiro cultural, berço de grandes iniciativas e projetos regionais. Oportunizar este evento, para nós, é a amostra de que a nossa gente tem uma força imensa”, avalia.
Para o titular da Setcel, Joel Mallmann, o 1º Brique da Praça Menna Barreto pode ser considerado uma retomada das atividades culturais, a favor dos trabalhadores e empreendedores do meio que também foram duramente prejudicados pelos eventos climáticos de maio. “É um momento para descontrair, confraternizar e idealizar a reconstrução do nosso município. Vamos ter expositores locais, atrações, poesias e contação de histórias. Será, também, um convite para apreciar a gastronomia, com chopp artesanal e petiscos”, reforça.
A ação também tem como objetivo arrecadar livros para o Biblioteca Pública Francisco Reckziegel Assis Sampaio, que foi duramente atingida pela enchente, tendo seu acervo totalmente destruído.
O 1º Brique da Praça Menna Barreto ocorre ao ar livre, dependendo das condições climáticas adequadas para a realização da ação na praça. Em caso de chuva, a atividade será remarcada para outra data. O evento tem como idealizadores Bibiana Silveira Horn, Dolores Mussnich Doca, Douglas Nicolay e Luís Carlos Cardias de Freitas, que também conta como parceiro Gato da Praça Pub.
Programação
10 horas – Grupo de Escaletas do Núcleo Cultural
11 horas – Recital de Poesias do Núcleo Cultural
15 horas – Grupo vocal V-8
15h30min – Quarteto Fascínio
16 horas – Orquestra Jovem do Núcleo Cultural