Estudante de Teutônia conquista 1º lugar em concurso de língua alemã

92
Paola Goldmeier venceu a etapa estadual na categoria Deutsch als Fremdsprache / Crédito: Divulgação

O Colégio Cenecista General Canabarro (CNEC) de Teutônia foi premiado com o 1º lugar no Concurso de Leitura em Língua Alemã – Vorlesewettbewerb pelo segundo ano consecutivo. Neste ano, a aluna Paola Goldmeier venceu na categoria A1, Deutsch als Fremdsprache (Alemão como Língua Estrangeira).

A diretora da instituição, Graziela Mallmann, ressalta a importância do título para a escola. “Poder ir além faz com que a gente consolide o ensino e mostra que estamos no caminho certo, que temos uma proposta de educação não só para a rede Cnec, mas para o mundo”, diz. Para ela, o título de Paola eleva a régua, pois a escola pretende conquistar o tricampeonato consecutivo em 2025.

Em 2023, o título foi em nível de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Com a reformulação do Novo Ensino Médio, a matéria deixou de fazer parte do currículo e, agora, o ensino de Alemão inicia no sexto ano e segue apenas até o nono ano.

Professora de Alemão, Ana Elisa Osterkamp está no colégio há 5 anos e trabalha a língua com os alunos do Fundamental 2. Ela destaca seu orgulho pela conquista de Paola. “Ela desenvolveu a língua e a pronúncia de uma forma muito especial e, com isso, conseguiu realmente trazer um prêmio à altura”, comemora.

Cita que, com tantos intercâmbios e possibilidades no exterior, uma língua estrangeira é um ponto muito forte na vida de alguém. “E não podemos negar, porque é a nossa cultura, é o que nossas famílias falavam e temos que honrar isso”, reforça.

No ano do bicentenário da imigração alemã ao Brasil, o Cnec trabalhou a leitura, palestras, cultura e jogos germânicos com os estudantes como forma de aprendizagem. “Só conseguimos amar o que conhecemos. A questão é essa, trazer o conhecimento da cultura, língua e história para que os alunos amem isso”, afirma.

Graziela Mallmann, Paola Goldmeier e Ana Elisa Osterkamp eestiveram no programa Espaço Aberto da quarta-feira (18/12) / Crédito: Carla Beckmann

Concurso

O concurso é realizado pelo Instituto Goethe em parceria com a Associação Regional dos Professores de Língua Alemã (ARPA) e ocorre no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Inicialmente, o concurso foi divido por regiões do estado. Na disputa, Paola recebeu um texto e gravou um vídeo de 4 minutos, enviado para o Instituto e avaliado por uma comissão.

Com o primeiro lugar, Paola foi a única a seguir para a etapa estadual e, representando o Vale do Taquari, venceu a mesma no fim de novembro. A estudante leu um texto em alemão sobre um lar de idosos e venceu a última fase. “Eu achei que não ia conseguir, que era um sonho muito distante. Foi muito treino. Fiquei muito feliz de ganhar o primeiro lugar, ainda mais no estadual, pois foi fruto de muito esforço”, conta.

Ela conta que foi iniciada na Língua Alemã pelos pais, e que essa ambientação facilitou o aprendizado a partir do 6º ano. “Consigo entender bastante coisas, na leitura, principalmente, porque o alemão falado muito rápido é complicado de compreender”, cita.

Premiação escolar

Na quarta-feira (18/12), ocorreu a Noite Natalina no colégio. Com uma programação para toda a família, houve a premiação para os alunos destacados em 2024, incluindo Paola.

A programação inciou às 18h30 com a entrega de resultados e seguiu com a Premiação Estudantes Destaque 2024. Após, um momento muito esperado pela comunidade escolar, a inauguração da nova quadra do colégio. As turmas também tiveram seu momento de apresentação, com a Cantata Natalina às 20h30.

Para encerrar a noite com chave de ouro, o Papai Noel chegou às 21 horas e alegrou os pequenos.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui