Prefeita e vice-prefeito de Lajeado palestram no primeiro RA da Acil

368
Para cerca de 140 pessoas, os gestores municipais falaram sobre o trabalho que vem sendo realizado pela administração e alguns projetos que estão sendo elaborados / Crédito: Divulgação

“Existem alguns valores que norteiam o nosso trabalho na administração municipal e, entre eles, está transparência, eficiência e liderar Lajeado como a cidade polo que ela é”. A declaração foi feita na quarta-feira (19) pela prefeita Gláucia Schumacher, durante a primeira reunião-almoço (RA) de 2025 promovida pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). Ela e o vice-prefeito, Guilherme Cé, compartilharam com os presentes os projetos e as ações da nova gestão.

Cé comentou sobre o crescimento da população de Lajeado, que, segundo o IBGE, conta atualmente com 96.651 habitantes, destacando que o município está entre os de maior crescimento no Rio Grande do Sul. “É essencial que a cidade continue atraente, criando condições para que o crescimento seja sustentável”, destacou.

Macro Compromissos

Durante a reunião, os gestores apresentaram o andamento das ações com base nos compromissos assumidos durante a campanha. “Nosso foco está na reconstrução e prevenção, infraestrutura e mobilidade, e nos cuidados com a cidade”, explicaram.

Gláucia reforçou a necessidade de um planejamento urbano de longo prazo, já que Lajeado não tem mais espaço para expansão. “Precisamos planejar as obras pensando no futuro, considerando como as áreas estarão daqui a 5 ou 10 anos”, afirmou.

Reconstrução e Prevenção

Sobre reconstrução e prevenção, a prefeita e o vice-prefeito destacaram ações para recuperar as conexões viárias, tanto dentro da cidade quanto com municípios vizinhos. “Esperamos entregar as obras da ponte sobre o rio Taquari e a conexão com Arroio do Meio em março”, adiantaram.

Cé também mencionou a atualização do plano de contingência do município, que foi reformulado após a enchente de maio de 2024. “Vamos apresentar o plano à comunidade em breve, para que todos possam contribuir e opinar”, afirmou.

Cuidados com a Cidade

Gláucia também anunciou a criação da Secretaria de Serviços Urbanos, que será responsável pela manutenção e conservação das praças, parques e espaços públicos. “Esta secretaria será fundamental para zelarmos pela cidade, garantindo que os espaços públicos sejam bem cuidados”, afirmou.

Cé falou sobre o projeto de adoção de praças e áreas de lazer, que será reformulado para evitar que os espaços fiquem abandonados, como ocorreu em algumas áreas da cidade.

Corsan e Stacione

Ao final da reunião, a prefeita comentou sobre dois contratos que estão sendo analisados: o da Corsan, que explora o serviço de água e esgoto, e o da Stacione, responsável pelo estacionamento rotativo. Ela adiantou que ambos os contratos precisam de ajustes antes de serem assinados. “Estamos buscando soluções para as demandas da comunidade e, em breve, teremos reuniões com o FEL e as associações de bairros”, explicou.

As reuniões-almoço de 2025 têm o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), CBM Materiais Elétricos, Excellence Garçons, Florestal Alimentos, Fruki Bebidas, Grupo Imec, Grupo RBS, Kappel Imóveis, Olicenter, Rhodoss Implementos Rodoviários, Sicredi Integração RS/MG, Tecnosom Sonorização, Unimed VTRP, Vincere Construtora e Wep Compliance.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui