Necessidade de quebra-molas norteou debate na Câmara de Fazenda Vilanova

62
Crédito: Luciana Brune

Na sessão ordinária realizada pela Câmara de Vereadores de Fazenda Vilanova na noite dessa segunda-feira (14/4), os vereadores aprovaram a indicação de nº 21/2025, apresentada pelo vereador Leo Mota. Ele indicou à Secretaria de Obras a instalação de um quebra-molas na Rua São Paulo, nas proximidades do Atelier do Erni.

“Faço esse pedido após ter sido ser procurado por moradores e empresários preocupados com o risco de acidente devido ao grande fluxo de veículos que transitam nessa rua. Observo que naquele ponto está situado um atelier de calçados, o que aumenta o fluxo de entrada e saída de veículos e também de pedestres, funcionários do mesmo”, justificou o vereador.

A necessidade de quebra-molas foi debatida com a participação de vários vereadores. Durante a manifestação de Leo Mota, o vereador Tiago Lounai afirmou que também já encaminhou esta indicação. Mota se propôs a retirar a indicação para a construção de uma com assinatura de todos os vereadores. Por fim, por conta da agilidade esperada, os vereadores optaram por manter a indicação de Mota e apoiar por meio da votação.

O vereador Marcos Roberto de Souza afirmou que sem quebra-molas não será possível educar a população para um trânsito mais seguro. O presidente Álvaro da Silva Brandão destacou que os pedidos de quebra-molas são muito frequentes e que acredita que foram as indicações e projetos mais aprovados em quantidade nos últimos anos.

Cristina Aparecida da Rosa ressaltou que conversou com o prefeito e que este também está preocupado com a situação. Destacou que entende necessária alguma ação além da colocação dos quebra-molas, buscando a participação da comunidade junto com os vereadores neste desafio de conscientização.

Os pedidos vêm da comunidade

Durante sua fala na tribuna, o vereador Serginho Cenci Sobrinho destacou que as indicações apresentadas pelos vereadores e os pedidos a partir da tribuna são da comunidade e que, ao não serem atendidas, a afetam. Pediu que seja melhorada a comunicação, sugerindo que o Executivo retorne sobre as indicações. Citou alguns exemplos de indicações apresentadas e cujas cobranças da comunidade estariam sendo recorrentes.

Prédio será inaugurado em breve

O presidente Álvaro destacou o andamento das obras no espaço da Câmara de Vereadores. Várias mudanças já são perceptíveis e novos ambientes já podem ser usados. O plenário está maior e agora pode receber mais público. Salas de reuniões e atendimento são reorganizadas e ampliadas. O pátio ainda será finalizado. “Esperamos poder entregar a obra à comunidade em breve, pois tudo isso é para atender a população. A comunidade e empresários poderão usar o espaço para reuniões e interagir com os vereadores”, explicou.

Munícipe será reconhecida

Leo Mota destacou o trabalho da contadora Roseli Schneider, que participou do livro Códigos Empresariais, ao lado de renomados profissionais do país. Sugeriu que a munícipe seja convidada para participar da sessão do dia 28 de abril e falar um pouco desta experiência, já que em breve palestra em Minas Gerais. “Ficamos felizes com todos que levam o nome de Fazenda Vilanova para outras regiões”, destacou Mota. O presidente Álvaro confirmou que fará o convite para este momento.

Outras temáticas

Vários assuntos foram trazidos ao debate na tribuna, entre eles a sugestão das direções de escolas levantarem as necessidades de melhorias nas escolas ao fim de cada ano, para evitar que os profissionais se deparem com essas questões no retorno das aulas e a intervenção seja possível durante as férias. O vereador Leo Mota destacou que isso poderia ser protocolado a cada fim de ano. Nelson Quadros agradeceu às direções das escolas por receberem os vereadores para o levantamento, que permitiu à Câmara ajudar com recursos para melhorias recentemente.

O presidente Álvaro também elogiou aos estudantes pela participação no projeto da Câmara Júnior. “Bonito perceber que mais jovens estão se interessando pela política e por esta oportunidade”, afirmou. Leo Mota teceu elogios ao Proerd, em especial à administração municipal, à Secretaria de Educação e à Brigada Militar. Como pai de estudante participante, o vereador relatou a sua experiência e reforçou a importância do conteúdo trabalhado no programa.

Álvaro também parabenizou as secretarias de Obras e Administração pelo início da construção de 20 casas populares.

A comunidade apresentou aos vereadores o pedido por colocados mais bancos na praça, com elogios ao espaço melhorado. A vereadora Cristina sugeriu aos vereadores se engajarem para colocar estes bancos numa ação voluntária. Apesar da concordância dos colegas, o tema virou debate entre os vereadores, preocupados com a legalidade da ação, a partir de uma fala de alerta do promotor, citada por Leo Mota.

Álvaro citou o exemplo da Praça de Paverama, bastante utilizada pelas famílias por conta da infraestrutura, com banheiros, bancos e churrasqueiras, sugerindo mais ideias para melhorar o espaço em Fazenda Vilanova. Marcos Roberto sugeriu buscar parceria para instalação de água quente e água gelada, como há em outros municípios.

Sem projetos

Na ordem do dia, nenhum projeto de lei esteve em pauta para votação. Devido ao feriado na próxima segunda-feira (21/4), as próximas sessões ordinárias ocorrem nos dias 25 de abril, sexta-feira, às 17h, e 28 de abril, segunda-feira, a partir das 18h30.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui