A região dos Vales foi atingida por fortes temporais na madrugada de ontem (21/8), resultado de uma mudança brusca nas condições climáticas que já vinha sendo alertadas. O fenômeno foi marcado por chuva intensa, rajadas de vento e queda de granizo em diversos pontos.
Os moradores relataram chuva forte acompanhada de muitos raios e pedras de granizo. Felizmente, nenhum município da região registrou estragos até o momento.
De acordo com os meteorologistas, a instabilidade foi provocada por uma corrente de jato em baixos níveis que trouxe ar quente e úmido da Bolívia e do Centro-Oeste em direção ao Rio Grande do Sul. Ao encontrar uma camada de ar mais frio sobre o estado, formaram-se nuvens carregadas que geraram as tempestades intensas.

Apesar da melhoria do tempo na manhã desta sexta-feira (22/8), a MetSul alerta que novas instabilidades ainda podem ocorrer, especialmente no Sul do estado. Para a região dos Vales, o tempo deve se manter mais estável nas próximas horas, com predomínio de calor e abafamento.
A frente fria deve permanecer ativa no sábado (23/8), mantendo a instabilidade e favorecendo a formação de novas áreas de chuva forte. A combinação entre o ar frio da frente e o ar quente vindo do Centro do país contribui para a manutenção do cenário de risco.
No domingo (24/8), o sistema se desloca lentamente para o norte, levando a instabilidade para Santa Catarina e Paraná, com o fim de um período de tempo instável no território gaúcho.