Estação de Monitoramento Hidrometeorológico começa a ser instalada em Imigrante

96
Crédito: Carla Beckmann / Divulgação

Na tarde da sexta-feira (10/10), foi concluída a primeira etapa da instalação da Estação de Monitoramento Hidrometeorológico com medição da elevação do arroio, localizada na Ponte do Vicente, em Imigrante.

A estação é uma das 17 novas unidades no Rio Grande do Sul que realizarão a leitura de dados meteorológicos como velocidade do vento, temperatura, umidade e pressão atmosférica.

Além disso, permitirá acompanhar em tempo real a elevação do Arroio da Seca, com leitura a cada 15 segundos e que gera um banco de dados contínuo, que auxiliará a Defesa Civil na prevenção e na tomada de decisões em situações de risco.

Nos próximos 15 dias, uma equipe retornará ao local para instalar a régua de medição física e verificar a correspondência dos dados captados pelo sistema.

A Prefeitura também prevê, futuramente, a instalação de uma régua de medição visual na estrutura da nova ponte em construção na Rua Dez de Abril, entre os bairros Centro e Esperança (Ponte do Remo). O equipamento permitirá o acompanhamento direto do nível do arroio, especialmente em casos em que a estação autônoma não esteja acessível de forma remota.

O projeto integra o Plano Rio Grande, iniciativa do governo do Estado que reforça a prevenção e resposta rápida a desastres naturais, garantindo mais segurança à população.

O serviço está a cargo da empresa MKS Desenvolvimento de Sistemas, vencedora do processo licitatório estadual iniciado em setembro de 2024. Ao todo, serão instaladas 130 estações de monitoramento hidrometeorológico em diferentes regiões do Rio Grande do Sul, com Imigrante entre os municípios pioneiros.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui