Teutônia amplia estrutura educacional para atender demanda por vagas

368
Subsecretária de Educação, Shana Müller e Coordenadora da Educação Infantil, Daniela Hauschild / Crédito: Letícia Echer

O município de Teutônia registra um aumento significativo na busca por vagas na rede municipal de ensino, causado principalmente pela chegada de famílias após as enchentes de 2024. “Eu estava como diretora da escola Bento Gonçalves, do bairro Boa Vista e lembro de recebermos 22 alunos só no mês de maio” contou a subsecretária de Educação, Shana Müller Vogel.

Diante desse cenário, a Secretaria Municipal de Educação adotou medidas para ampliar a capacidade de atendimento e garantir a organização do ano letivo. Entre as ações estão a expansão da infraestrutura e investimentos em transporte e alimentação.

Foram autorizadas obras de ampliação nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Alfredo Schneider e Bento Gonçalves, com foco na criação de novas salas de aula. Além disso, a escola Marechal Arthur da Costa e Silva, na Linha Germano, receberá uma nova sala até o final de janeiro, o que permitirá a abertura de mais vagas em turno integral.

Na área de gestão, o governo municipal investiu cerca de R$ 3 milhões em transporte escolar e já estruturou a logística da merenda para o ano letivo de 2026. “Nós trabalhamos muito em 2025 e nós percebemos esses resultados agora”, destaca Shana. 

A prefeitura também realiza um trabalho de “busca ativa” para identificar crianças que completam 4 anos até 31 de março, idade em que a frequência escolar é obrigatória por lei. Atualmente, 29 crianças nessa faixa etária estão cadastradas na central de vagas do município.

Atendimento durante as férias

Para atender famílias que trabalham durante o recesso escolar, Teutônia manteve o funcionamento das chamadas Escolas Polo.  As Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) Caminhos do Saber, no Bairro Alesgut e Sonho de Criança, no Bairro Canabarro, atendem mais de 200 crianças.

Após o encerramento das Escolas Polo, em 3 de fevereiro, o atendimento será assumido pelo projeto “Estação da Diversão”. A iniciativa oferece atividades recreativas nos dias 5, 6, 10, 11, 12 e 13 de fevereiro nas escolas de origem de cada criança.

A subsecretária Shana e a Coordenadora da Educação Infantil, Daniela Hauschild, ressaltam a importância do período de férias para o desenvolvimento infantil, destacando a necessidade de descanso e convívio familiar.

Confira a entrevista completa:

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui