Estado e HOB assinam convênio para o projeto executivo do Polo de Saúde nesta quinta-feira

Secretária de Saúde virá a Teutônia também para inaugurar a nova portaria e fachada da urgência e emergência da casa hospitalar.

A secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann, virá a Teutônia na quinta-feira (26/3) para inaugurar a nova portaria e fachada da urgência e emergência do Hospital Ouro Branco (HOB). Ainda, ambas as partes assinarão convênio de R$ 940 mil para a elaboração do projeto executivo do Polo de Saúde. O recurso é oriundo do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).

O Polo de Saúde tem grande relevância para Teutônia e a região, especialmente pela localização estratégica do Hospital Ouro Branco, que atua também como ponto de retaguarda para o atendimento de pacientes de diversos municípios.

O espaço de 5.600 metros quadrados contemplará, entre outros serviços, uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A unidade é fundamental para que a casa de saúde passe de média para alta complexidade, o que permite uma série de benefícios, como receber mais recursos por procedimentos prestados.

Em outubro de 2025, o governo municipal, o presidente da Associação Ouro Branco (Abob), membros da equipe técnica diretiva do Hospital e da Assessoria de Gestão e Planejamento da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul (Ageplan) se reuniram em um primeiro passo para a elaboração do pré-projeto executivo do Polo.

Essa fase foi essencial para que o município pudesse cadastrar oficialmente o projeto junto ao Funrigs, viabilizando recursos para sua execução.

Em dezembro passado, a Prefeitura de Teutônia repassou R$ 80 mil para custear parcialmente a elaboração do anteprojeto técnico do novo Polo de Saúde do Hospital. O valor proposto representava 36% (R$ 222,2 mil) do custo total do serviço técnico para a elaboração do anteprojeto.

O recurso era condicional para que a Associação Beneficente Ouro Branco, mantenedora do HOB, pudesse ser habilitada a receber recursos originários do Funrigs.

Novos acessos

Em agosto de 2025, o HOB concluiu o acesso de pacientes para internação ou cirurgia eletiva, acompanhantes, visitantes e fornecedores. A entrada está localizada ao lado da Clínica Nova Imagem (à esquerda, ao lado da caixa-d’água).

O projeto foi possível com recursos na ordem de R$ 500 mil do Avançar na Saúde, do governo do Estado, visando à abertura do novo acesso e a reforma da fachada da Emergência.

Logo após, iniciou a obra de revitalização da fachada da Emergência, com a demolição da parte frontal.

Mais Notícias

Tópicos Relacionados:

Publicações do Autor

“Nunca deveria ter saído do PDT”, diz Enio Bacci

Nascido em Lajeado em 1958, Enio Egon Bergmann Bacci atua de forma efetiva na política desde 1989, quando ingressou no Legislativo pela primeira vez....

Executivo teutoniense propõe campanha para premiar consumidores e aquecer economia local

A Prefeitura de Teutônia enviou para a apreciação da Câmara de Vereadores o projeto de lei nº 59, que institui a campanha municipal “A...

Sicredi Ouro Branco debate diversificação de culturas, sucessão familiar, clima e profissionalização do setor rural

A Sicredi Ouro Branco RS/MG realizou a primeira edição do Expo Fórum Agro no sábado (13/6). O evento integra a programação dos 45 anos...

Líderes regionais conhecem projeto Condomínio Aeronáutico dos Imigrantes

A Construtora Diamond apresentou o Condomínio Aeronáutico Imigrantes aos municípios do Vale do Taquari. O evento ocorreu na noite desta terça-feira (16/6) no auditório...