Abertas as inscrições para o Projeto Plantando o Futuro em comemoração ao Dia da Árvore em Lajeado

1030

Em comemoração ao Dia da Árvore, que é celebrado em 21 de setembro, a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, lançou por meio de edital o projeto “Plantando o Futuro: Transformando Mentes e Espaços”. O objetivo é escolher três escolas de Lajeado que desejem arborizar seus espaços de convivência. Podem participar estabelecimentos de ensino dos níveis Fundamental e Médio. As inscrições podem ser realizadas até o dia 24/08. O projeto faz parte do programa Lajeado Mais Verde, que atua na arborização urbana responsável, incentivando o plantio de mudas nos passeios públicos, praças e parques da cidade.

O edital está publicado no site da Prefeitura. As escolas interessadas se inscrevem e haverá um sorteio de três instituições para receberem a arborização. Para o secretário da Sema, Luís André Benoitt, o projeto é uma forma de as crianças contribuírem com arborização da cidade, começando dentro das suas escolas. “A ideia é que as pessoas, principalmente as crianças, possam fazer plantios, assim contribuindo com uma cidade mais verde. É uma maneira de incentivar a proteção da natureza e a qualidade de vida.”

Nas escolas escritas, o projeto será executado pelo Centro de Educação Ambiental da Secretaria. Em cada uma delas, o projeto deverá envolver um número máximo de 30 alunos, todos com mais de 11 anos. O plantio acontecerá próximo ao Dia da Árvore. Por meio de atividades de educação ambiental, o objetivo é estimular nos alunos a cidadania ambiental, a importância da preservação, conscientizar sobre a questão de arborização urbana e a função dos vegetais no ecossistema.

As ações acontecerão em duas etapas: teórica e prática. A teórica contará com rodas de conversas, troca de experiências, apresentações de audiovisuais sobre a flora, fisiologia vegetal, arborização urbana e espécies utilizadas neste processo. Após a conhecimento do conteúdo, os alunos farão um projeto de arborização com a orientação dos técnicos da Sema. Cada escola poderá plantar até 20 mudas.

O plantio nas escolas participantes será realizado pelos alunos, juntamente com a equipe da Sema. Os materiais e a mão de obra necessários para o desenvolvimento do projeto serão viabilizados pela Sema e pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SEOSP).

Para fazer a inscrição, um e-mail deve ser encaminhado para o endereço eletrônico: [email protected] até o dia 24/08. No e-mail, o representante da escola deverá indicar a turma, a faixa etária e a quantidade de alunos interessada em participar do projeto, bem como o professor responsável pelo acompanhamento das atividades na escola. Após o recebimento da inscrição, cada escola receberá um número por meio de uma mensagem eletrônica para concorrer ao sorteio.

O edital do projeto pode ser conferido clicando aqui.

Dúvidas podem ser esclarecidas com a Sema pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone (51) 3982-1099.

Endereço: Rua Liberato Salzano Vieira da Cunha, 15, bairro Americano

Horário de funcionamento: segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h45, e sexta-feira, das 8h às 14h

O programa Lajeado Mais Verde

O Lajeado Mais Verde tem o objetivo de promover e incentivar a arborização urbana responsável, que implica tanto o manejo adequado das plantas existentes quanto o plantio de novas mudas. Como parte deste manejo adequado, pode ser necessária a poda ou mesmo a supressão de árvores. Neste caso, é necessária a autorização prévia do poder público. Técnicos da Sema fazem a avaliação das condições da planta antes de permitir qualquer mudança na sua estrutura. Sempre que uma planta deste tipo é retirada, o responsável tem a obrigação de compensar as árvores retiradas, o que ajuda a manter a cobertura verde do município. Mesmo em árvores retiradas da via pública, a mesma reposição é exigida, e o próprio poder público também é obrigado a fazer a compensação.

Desde setembro do ano passado, já foram realizados plantios de árvores nas vias públicas nas avenidas Alberto Pasqualini, Benjamin Constant, Amazonas, Piraí, Parque dos Dick e em áreas verdes do município. Na rua Júlio de Castilhos, foi iniciado um projeto de ajardinamento. Novas mudas, adequadas ao crescimento urbano, serão plantadas nos próximos meses nas transversais da Júlio, ampliando as áreas de sombra e embelezando a cidade.

- publicidade -