Fandangos e extinção da Chama Crioula marcam o feriado no Acampamento Farroupilha de Teutônia

1029
Chama Crioula foi extinta no final da tarde desta quinta-feira/Crédito da foto: Édson Luís Schaeffer/divulgação

Além do desfile na manhã desta quinta-feira (20/09), que reuniu mais de 700 participantes, outras atividades marcaram o feriado no Acampamento Farroupilha de Teutônia. Dentre as atrações, fandangos, apresentações de invernadas e extinção da Chama Crioula. O público também aproveitou para conhecer e prestigiar os piquetes do Acampamento Farroupilha, tradicionalistas mantêm vivos os costumes, saberes e sabores dos antepassados.

O grupo teutoniense Os Centauros abriu a programação artística da tarde. Em seu repertório, todo o nativismo e amor ao Rio Grande do Sul. Para um dos vocalistas do grupo, Ezequiel Krieger, tocar em casa é um presente. “Sempre é bom representar o nosso gauchismo, ainda mais em casa. Além de tocar para o povo que a gente conhece, é uma oportunidade para outras pessoas conhecerem o nosso trabalho. Estamos vindo uma semana inteira, com bastante trabalho e tocar em Teutônia no 20 de setembro é maravilhoso para nós”, sublinhou.

No intervalo de um fandango e outro, houve a apresentação artística da invernada Pré-Mirim do Centro de Tradições Gaúchas Porteira dos Pampas, do Bairro Canabarro. Os pequenos puderam mostrar ao público todo o seu talento para a dança gauchesca, mostrando que os CTGs são uma opção e lazer e entretenimento.

Em seguida, foi a vez do grupo Toque de Vanera, de Santa Cruz do Sul, subir ao palco do Acampamento Farroupilha e fazer o baile de integração dos piquetes e visitantes. Não faltaram os grandes clássicos tradicionalistas durante a apresentação do grupo no palco montado no Pavilhão Multiuso do Centro Administrativo.

Para o diretor e baterista do Grupo Toque de Vanera, Irto Lopes, mais conhecido por Tito, destacou a alegria de estar em Teutônia. “É uma satisfação para nós vir da terra do Enart para Teutônia fazer uma grande festa. Um evento bem organizado e ficamos impressionados pela estrutura que Teutônia possui. Os acampamentos farroupilhas têm sido exemplo em todas as cidades, pois unem a gauchada e aqueles que não conhecem as tradições gaúchas, mas acabam integrando, futuramente os CTGs. E aqui em Teutônia isso não tem sido diferente”, frisou.

Às 18 horas, ocorreu a solenidade de extinção da Chama Crioula. Na oportunidade, o chefe de Gabinete, Marcos Aurélio Borges de Quadros, representando o prefeito, Jonatan Brönstrup, ressaltou que o tradicionalismo deve permanecer forte e unido. “Hoje se apaga a Chama Crioula. Mas dentro de cada um de nós, precisamos que esta chama se mantenha acesa, para que o Acampamento Farroupilha de Teutônia continue com este sucesso e possa mostrar, cada vez mais, a nossa riqueza cultural”, destacou.

A Chama Crioula foi extinta, mas a programação do Acampamento Farroupilha segue até esta sexta-feira, dia 21, quando, às 21h, ocorre a apresentação da invernada Juvenil do CTG Porteira dos Pampas. Em seguida, às 21h30min, inicia o show com João Luiz Corrêa.

Toda a programação tem entrada franca. A realização é da Prefeitura de Teutônia, através das secretarias da Indústria, Comércio e Turismo e da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, com apoio dos Centros de Tradições Gaúchas Rincão das Coxilhas e Porteira dos Pampas, Centro Cultural Tradicionalista Querência Amada e dos 14 piquetes.

- publicidade -