Estrela se adapta ao novo modelo das Carteiras de Identidade

Unidade do Poupa Tempo, onde a emissão local ocorre, já terá o documento no novo modelo

1326
Confecção em Estrela ocorre junto ao setor do Poupa Tempo, no próprio prédio da Prefeitura

O setor responsável pela confecção da Carteira de Identificação (Registro Geral) de Estrela, que funciona junto ao Poupa Tempo, estará fechado apenas na próxima sexta-feira (01/02). O motivo é a adequação local ao novo sistema de confecção das carteiras de identidade (CI), que em seu mais moderno modelo poderá receber outros dados a partir de agora.

Os demais serviços do Poupa Tempo, que é a ala da Administração onde é realizado este e outros serviços públicos, disponibilizando informações gerais e tornando mais fácil a vida do cidadão, seguirão funcionando normalmente.

O Rio Grande do Sul elaborou um plano para adotar o novo modelo nacional de carteiras de identidade (CI). A ação visa alinhar os serviços do Departamento de Identificação do Instituto-Geral de Perícias (IGP) ao padrão estabelecido no decreto 9.278/2018, assinado pelo ex-presidente Michel Temer, que entra em vigor a partir de 1º de março. A partir desta data, a CI trará diversas mudanças e abrangerá uma série de novas informações.

A pessoa que solicitar o novo modelo poderá requerer a inclusão de dados como nome social, número do PIS/PASEP, do CPF, da Carteira de Trabalho e Previdência Social, da Carteira Nacional de Habilitação, do Certificado Militar, do Título de Eleitor e do documento de identidade profissional. O documento poderá contar também com informações sobre tipo sanguíneo, fator Rh, nome social e condições específicas de saúde que auxiliem no pronto atendimento em caso de emergências. Todas as informações poderão ser acessadas eletronicamente, através de um QR Code impresso na parte interna. A atual CI segue válida.

Em Estrela, a média de atendimentos para o específico serviço de emissão do documento vem se mantendo estável ao longo dos últimos anos. Foram 1,2 mil unidades em 2017, 1,3 mil em 2018. Conforme o servidor Rafael Gonçalves, a demanda sempre cresce nos últimos dias do ano, e também nas primeiras semanas do ano vigente, em razão do período de férias, de contratações emergenciais e de matrículas em escolas.

O Poupa Tempo funciona na Rua 13 de Maio, nº 261, em prédio ao lado Prefeitura de Estrela. O horário é das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia. Informações pelo telefone (51) 3190-1253 ou (51) 3190-1267. O Procon de Estrela (3981-1001) atende no mesmo local.

Documentos necessários

Para a confecção do RG, é necessário levar: foto 3×4; CPF e Certidão de Nascimento original (se solteiro); Certidão de Casamento original (no caso de união civil); Certidão de Casamento com averbação do divórcio (caso divorciado). Para os demais dados de interesse, trazer os respectivos documentos oficiais.

Em caso de menores de 16 anos, estes devem estar acompanhados de responsáveis, como pais ou avós, guardião, tutor ou curador, estando estes com posse de seu RG. A primeira emissão é isenta de taxa. O valor da segunda via ainda não foi definido, assim como o prazo de entrega. No atual modelo, a média fica em 35 dias.

Conheça o cronograma estabelecido pelo Governo Estadual:

– 8 a 31 de janeiro: fase de testes do sistema que será utilizado na implantação do novo modelo de CI. Em paralelo, será realizado o treinamento dos servidores do IGP responsáveis pelo serviço;

– 31 de janeiro: prazo final para o encaminhamento de CIs no modelo a ser extinto, com prazo normal de entrega, em todo o Estado;

– 4 de fevereiro: iniciará, em todo o Estado, o encaminhamento de CIs do novo modelo, que serão entregues a partir de 1º de março. Somente para situações emergenciais comprovadas serão emitidas carteiras de identidade no modelo a ser extinto, obedecendo as datas que seguem abaixo:

– até 15 de fevereiro: encaminhamento de carteiras emergenciais no modelo a ser extinto, no interior do Estado e na região metropolitana;

– de 18 a 22 de fevereiro: somente os postos da rede Tudo Fácil e Posto de Identificação (Av. da Azenha, 255) encaminharão CIs emergenciais, no modelo a ser extinto, com entrega exclusiva em Porto Alegre (Av. da Azenha, 255);

– 25 de fevereiro: somente a sede do DI (Av. da Azenha, 255) encaminhará CIs emergenciais, no modelo a ser extinto, exclusivamente em casos de emergência comprovada;

– 26 a 28 de fevereiro: estará suspenso o encaminhamento de CIs emergenciais em todo o Estado. Este período será utilizado para o processamento e emissão de todos os documentos solicitados até 25 de fevereiro, no modelo a ser extinto;

– 1º de março: Início da operação do sistema de emissão do novo modelo de CI com o restabelecimento de todos os serviços, com prazos normalizados.

- publicidade -