Os mais de dois mil estudantes das escolas de Ensino Fundamental de Estrela foram recebidos com atividades especiais na volta às aulas, nesta quarta-feira (20.02). Na Emef Pinheiros, por exemplo, eles foram recepcionados pelos professores e pelo Grêmio Estudantil com música, brincadeiras e pintura de rosto. O início do ano letivo para as crianças do 1º ao 5º anos teve, além da recepção, uma dinâmica na quadra de esportes, com foco no tema deste ano: “As flores do amanhã nascem das sementes de hoje”.
O objetivo, conforme a diretora Maria Raquel Güntzel, é transmitir bons sentimentos entre os alunos, como amor, amizade, afeto e carinho, mostrando que, ao cultivar estes sentimentos, a colheita também será de coisas boas para todos. O plantio foi simbolizado em um cartaz, onde cada criança colocou um coração. Elas também plantaram sementes em vasos, que depois de florescerem serão transplantadas para o jardim da escola, e receberam um pacotinho de sementes de girassol com uma frase para levarem suas casas. “Queremos que esta proposta floresça também junto às famílias”, explica a diretora. A Emef Pinheiros, do bairro de mesmo nome, conta com 196 alunos, dos quais 106 nos anos iniciais (1º ao 5º) e 90 nos anos finais (6º ao 9º).
Para o início deste ano letivo a Secretaria de Educação (Smed) investiu em novos mobiliários. São 1,5 mil conjuntos de mesas e cadeiras para atender as escolas em um investimento superior a R$ 350 mil, com recursos federais através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). As cadeiras e mesas, para professores e alunos, como também para pessoas portadoras de deficiência física, estão disponíveis para uso no início deste do ano letivo.
Já as escolas de Educação Infantil (Emeis) retomaram o atendimento às crianças no dia 4 de fevereiro. Entre as novidades deste ano, nas Emeis e Emefs, está a presença de monitores e professores nomeados pelo Governo Municipal, os quais fizeram o concurso público no ano passado.
Para este ano, entre as metas da Secretaria de Educação, estão a abertura da nova Emei em Arroio do Ouro, a primeira no interior do município; construção de novo prédio da Emei Girassol, cujo projeto está em fase de elaboração; criação de 50 novas vagas no Ensino Fundamental, introdução da Língua Inglesa para os alunos da pré-escola até o 5º ano e projeto de Empreendedorismo e Educação Financeira para os alunos do 8º e 9º anos.