Feira de produtos agroecológicos da Univates retorna nesta quinta-feira

Ação é realizada semanalmente na Univates

743
A feira é realizada desde outubro de 2017 pela Diretoria de Inovação e Sustentabilidade (Dins) da Univates/ Crédito da foto: Natália Bottoni/ Divulgação

Com a primeira edição de 2019, a Feira Regional de Agricultores Familiares Agroecologistas retornou hoje à Univates. A atividade, promovida pela Instituição, ocorre entre os Prédios 3 e 7, das 16h30min às 19h30min todas as quintas-feiras. No local podem ser adquiridos produtos orgânicos, de origem conhecida e com qualidade comprovada por Organismos de Avaliação de Conformidade (OAC).

Conforme um dos idealizadores da ação, professor Marlon Dalmoro, a agroecologia é um modelo de produção de alimentos mais sustentável, porém, por ter particularidades em relação à agricultura convencional (como a produção em menor escala), os produtos agroecológicos encontram barreiras para chegar aos consumidores por meio de canais de venda tradicionais, o que torna as feiras de produtos ecológicos uma boa opção. “A Universidade pode contribuir com as feiras por dispor de espaço físico, profissionais com conhecimento sobre agroecologia e alunos e funcionários conscientes dos benefícios que os produtos agroecológicos proporcionam para a saúde e para o meio ambiente”, afirma.

A feira é realizada desde outubro de 2017 pela Diretoria de Inovação e Sustentabilidade (Dins) da Univates e possui o apoio da Articulação de Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT). Em suas primeiras edições, a ação era realizada quinzenalmente, mas no ano passado foi decidido torná-la semanal, pois, segundo Dalmoro, esse modelo cria uma rotina para os frequentadores. “Já tínhamos a intenção de tornar a feira semanal desde a criação. Isso facilita o abastecimento dos consumidores com produtos mais frescos, visto que os produtos comercializados na feira não têm um ciclo de vida muito longo”, completa.

As amigas Victoria Marcon e Helen Fleck cursam Medicina na Univates, e frequentam a feira semanalmente. “No primeiro semestre da faculdade tínhamos aulas no prédio 7, que é próximo de onde ocorre a feira. Desde então, nos acostumamos em frequentá-la”, conta Victoria. Já Helen reconhece que o evento é uma ótima oportunidade para quem consome produtos saudáveis e não tem tempo durante a semana de ir ao mercado.

Está com dúvidas sobre o evento? Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5956.

- publicidade -