Terceiro grupo de entrega dos talões do produtor será aberto em Estrela

Período começa para produtores de três comunidades. Prazo para os de outras quatro localidades chega ao fim

723
Paulo Renato Barth, da Linha Porongos, deixou para o último dia do seu respectivo grupo para entregar a documentação/ Crédito da foto: Smag/ Divulgação

Os dois últimos dias do mês de fevereiro marcam uma nova etapa na programação de entrega dos talões de produtor de Estrela, de acordo com a norma do setor de ICMS da prefeitura de Estrela. Elaborada pela Secretaria de Agricultura (Smag), a agenda está dividida em cinco períodos, cada um composto por um grupo de localidades, visando uma maior organização e efetividade nos trâmites burocráticos para a entrega da documentação referente à movimentação no ano de 2018 e o posterior envio das informações à Receita Estadual. O período geral se estenderá até 26 de março.

Na quarta-feira (27/02) chegou ao fim o prazo para o segundo grupo, composto pelos moradores de quatro localidades: Glória, Porongos, São Jacó e Santa Rita. Ao mesmo tempo, nesta quinta-feira (28/02) inicia o período para os produtores de outras três localidades: Wink, Novo Paraíso e Lenz. O mesmo se estenderá até 12 de março. 

As localidades de Arroio do Ouro, Chacrinha, Figueira, Delfina, São Luiz e São João do Bom Retiro compuseram o primeiro dos cinco grupos. Os dois lotes finais serão: Linha Geraldo Alta, Linha Geraldo Baixa, Costão, Wolf, Beija-Flor, Santo Antônio, Roncador e São José (de 13 a 19 de março); e para os produtores da sede e aqueles que ainda não apresentaram o seu talão (de 20 a 26 de março).

O balanço parcial da estratégia é considerado muito positivo até então. A entrega por parte das localidades já abrangidas pela programação supera os 80%. Até por uma questão de facilidade aos produtores, que precisam se deslocar até a cidade, a secretaria não tem negado a entrega antecipada dos integrantes de outros prazos/grupos. Neste aspecto a medida também surpreende, pois é grande a participação. Exemplo é dado pelos agricultores de Novo Paraíso, cujo prazo só inicia justamente nesta quinta-feira mas a grande maioria já entregou a documentação.

A Smag lembra que os produtores rurais sem movimentação também devem comparecer na secretaria (Rua 13 de Maio, nº 76) para verificar sua situação perante a Receita Estadual. Por questões administrativas, o departamento pertence à Secretária da Fazenda, mas funciona junto à Smag, justamente pelo público-alvo do serviço. Informações pelo telefone 3981-1058. O horário de atendimento é das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.

Datas e roteiro

— 14/02 a 20/02: Arroio do Ouro, Chacrinha, Figueira, Delfina, São Luiz e São João do Bom Retiro (já finalizado)

— 21/02 a 27/02: Glória, Porongos, São Jacó e Santa Rita (finaliza hoje)

— 28/02 a 12/03: Wink, Novo Paraíso e Lenz (Inicia-se nesta quinta-feira)

— 13/03 a 19/03: Geraldo Alta, Geraldo Baixa, Costão, Wolf, Beija-Flor, Santo Antônio, Roncador e Linha São José.

— 20/03 a 26/03: sede e aqueles que ainda não apresentaram o seu talão.

- publicidade -