O médico pneumologista Cláudio André Klein é o novo secretário da saúde de Lajeado. O nome do especialista foi confirmado nesta sexta-feira (22/03) pela administração. No início da tarde, ele teve uma primeira reunião no gabinete do prefeito, onde conversou com a vice-prefeita, Gláucia Schumacher, com a diretora da Secretaria da Saúde, Leise Fernanda Sehn Rocha, e com a coordenadora da Atenção Básica da secretaria, Nilse Gemelli Lavall. Convidado pelo prefeito Marcelo Caumo, Klein confirmou no início da manhã desta sexta-feira que aceitaria o desafio de comandar a pasta no município.
“Fiquei muito feliz com o convite e estou ciente do tamanho do desafio. A partir da próxima semana, começarei a me familiarizar com as rotinas da Secretaria. Posso adiantar que pretendo qualificar ainda mais o trabalho já realizado e que construirei com a equipe os objetivos que vamos perseguir. Temos uma grande responsabilidade em cuidar da saúde dos nossos munícipes, em parceria com a Univates e com o hospital” disse Klein.
Cláudio Klein tem 59 anos, é natural de Venâncio Aires e mora em Lajeado desde 1964. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e fez residência em Pneumologia no Pavilhão Pereira Filho, na Santa Casa. Klein foi diretor técnico do Hospital Bruno Born entre 1988 e 1992 e novamente entre 2006 e 2015. Casado, pai de duas filhas, Klein é filho de Lenira Klein, fundadora e presidente emérita da Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (SLAN). Ele também é atualmente conselheiro da SLAN e da Fuvates, além de já ter exercido funções como conselheiro no Conselho Regional de Medicina (Cremers) e ter sido secretário e vice-presidente da Unimed do Vale do Rio Pardo.
O médico substituirá o colega de profissão Tovar Grandi Musskopf, que respondia pela secretaria e pediu para afastar-se no dia 8 de março para dedicar-se à carreira.
Sobre a Secretaria Municipal da Saúde
A Secretaria da Saúde (Sesa) em Lajeado é a área que recebe o maior investimento do município entre as 11 secretarias existentes. Em 2018, dos R$ 282 milhões do orçamento total do município, a Sesa recebeu 36%, ou seja, R$ 101,5 milhões em investimentos.
A estrutura da Secretaria no município:
– 3 Centros de Saúde (Centro, Montanha e São Cristóvão)
– 14 Estratégias de Saúde da Família (ESF)
– 1 Serviço de Atenção Especializada (SAE)
– 1 Centro de Especialidades Odontológicas (Montanha)
– 2 Unidades Básicas de Saúde (Universitário e Universidade)
– 1 Equipe de Atenção Básica Prisional
– 1 Programa Academia da Saúde (Olarias)
– 1 Medicamentos do Estado
– 1 Farmácia-Escola
– 1 UPA
– 1 SAMU
– 3 Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS: Álcool e Drogas, Adulto e Infantil )
– Vigilância Sanitária
Atendimentos de saúde em todo o ano de 2018:
Nos Postos de Saúde:
– Consultas: 196.879
– Procedimentos: 484.654
– Atividades nos Caps: 38.217
– Procedimentos Odontológicos: 71.363
– Vacinas: 55.526
– Medicamentos: 19.543.263
Na UPA:
– Consultas: 68.376
– Procedimentos: 371.005