Durante seus primeiros meses de funcionamento neste ano, o projeto de extensão Escolas Esportivas da Univates já movimentou diversas crianças e adolescentes de Lajeado. Parceria entre a instituição e a prefeitura de Lajeado, a ação oferece atividades esportivas diversificadas para estudantes de 8 a 15 anos da rede municipal de ensino. Os encontros ocorrem no turno inverso ao escolar, com transporte gratuito das escolas até o Complexo Esportivo da Univates, onde são realizadas as ações. Neste ano, devem ser atendidos mais de 400 estudantes.
Promover a inclusão e proporcionar os benefícios sociais e de saúde que as práticas esportivas têm em sua essência são os principais objetivos do projeto. No ano passado, 438 crianças e adolescentes participaram das atividades. Neste ano, as mesmas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) atendidas em 2018 serão contempladas: Capitão Felipe Diether, Vitus Morschbacher, Pedro Welter, Porto Novo e Projeto Vida Santo Antônio. Os encontros são semanais, e cada escola tem um dia e turno predeterminados. As atividades práticas ocorrem em quartas, quintas e sextas-feiras nos turnos da manhã e da tarde.
Além dos alunos das Emefs, o projeto Escolas Esportivas envolve também acadêmicos da Univates. Essa experiência oferece oportunidade de contato com a prática profissional antes do ingresso no mercado de trabalho, dando subsídios para uma melhor formação acadêmica. A participação dos graduandos se dá na forma de bolsa de extensão, para os estudantes dos cursos de Educação Física Bacharelado e Licenciatura, ou de serviço voluntário, para estudantes de qualquer curso da Instituição.
Esportes da Colômbia para o Brasil
Brian Steven Rodriguez Peñaloza é colombiano e está realizando intercâmbio na Univates. Estudante do 8º semestre de Educação Física, ele foi selecionado para participar do projeto de extensão como bolsista. “É um privilégio poder participar desse grande projeto e trabalhar aqui. Muitas pessoas se candidatam para essa vaga, então estou aproveitando bastante a oportunidade”, comenta. O estudante afirma que tem recebido todo o apoio necessário do coordenador do projeto, professor Rodrigo Lara Rother. Durante as atividades, além dos estudantes experimentarem esportes diferentes, como a natação, Brian apresentou também modalidades colombianas, como o Ultimate, um esporte com frisbee.
O estudante ressalta que o intercâmbio e o Escolas Esportivas têm sido uma experiência memorável. Todo o conhecimento adquirido com o projeto, segundo ele, complementa o que aprende na Univates e na Corporación Universitaria Minuto de Dios, onde Penãloza estuda. “Já aprendi muito aqui e cada dia tenho aprendido mais, então aproveito essa experiência para me tornar um profissional diferenciado na Colômbia”, conclui. Mais informações sobre o projeto de extensão Escolas Esportivas podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5805