Em reunião extraordinária realizada nesta sexta-feira (24/10), sob a presidência do secretário da Agricultura José Adão Braun, o Conselho de Desenvolvimento Agropecuário de Estrela (Codae) aprovou a cedência de equipamentos, adquiridos pelo município, para a Central de Inseminação de Suínos. A compra foi feita com verba federal, por meio de emenda parlamentar de R$ 97,5 mil, mais uma contrapartida de R$ 2,5 mil da prefeitura.
O Conselho aprovou, também, o relatório do Programa Troca-Troca de milho 2019 e a aquisição de sementes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). No encontro, houve apresentação do relatório de atividades deste ano da Emater/RS e o plano de trabalho para 2020. Por outro lado, o presidente José Adão Braun informou aos conselheiros a suspensão da edição da safrinha 2019/2020 do Troca-Troca de sementes de milho e sorgo, normalmente executada em novembro. Por este motivo, o município não receberá os pedidos, como ocorria em anos anteriores.
A secretaria estadual justifica a suspensão afirmando que trabalha na reorganização do programa para oferecer melhorias na próxima safra. Por fim, Braun comentou acerca da mobilização regional que houve em torno da possibilidade de retirada da vacina contra a febre aftosa. Lembrou que foi um assunto trazido pela Associação dos Secretários da Agricultura do Vale do Taquari, que culminou com a realização de uma audiência pública no último dia 18, em Fazenda Vilanova. Na ocasião, representantes da Secretaria Estadual da Agricultura apresentaram as ações que estão sendo feitas para a retirada da vacina. Segundo ele, os secretários não são contra a medida, mas estavam preocupados quanto à necessidade de fiscalização e indenizações no caso de haver casos da doença. “Foi um momento importante para esclarecimentos”, afirmou, citando a participação de entidades como cooperativas, prefeituras, Fetag, Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa), entre outras.