Solidariedade ameniza situação de famílias atingidas pela enchente em Estrela

Colaboração de empresas, entidades e municípios vizinhos na arrecadação e doação de donativos ajuda aos mais atingidos

640
Crédito da foto: Bruna Nunes / Divulgação

A sociedade atendeu aos pedidos da Administração Municipal e ao longo dos últimos dias realizou muitas ações para ajudar às famílias atingidas pela enchente do Rio Taquari através da campanha Estrela Solidária. A mobilização partiu de diversas frentes, e além das doações individuais, grupos, lojas, empresas e entidades estrelenses contribuíram para que milhares de peças de roupas, calçados, cobertores, travesseiros, colchões, alimentos, móveis, eletrodomésticos e produtos de higiene pessoal fossem arrecadados. Municípios vizinhos e colaboradores também se empenharam e através de ações locais ajudaram a amenizar a situação estrelense.

Na manhã desta quinta-feira (16/07) outra delegação de município vizinho chegou a Estrela. Um caminhão de Poço das Antas trouxe o material que a prefeitura do município arrecadou junto a população local, em campanha coordenada pela primeira-dama Regina Schneider Flach e a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Janete Flach. Além de roupas e material de limpeza, a doação continha colchões, móveis e eletrodomésticos, utensílios estes que ainda são a maior necessidade das famílias atingidas pela enchente. O prefeito de Poço das Antas, Ricardo Flach, que acompanhou a entrega em Estrela, destacou o empenho e a mobilização da sua comunidade para colaborar com outra que naquele momento necessitava de ajuda. “Ficamos todos muito sentidos com o que ocorreu em Estrela e outros municípios atingidos pelas cheias, o que não é o nosso caso, felizmente. Mas isso não nos isenta de nossa responsabilidade enquanto cidadãos e integrantes de uma região bastante unida”, destaca o prefeito. “Que bom que tivemos ótimo retorno por parte da nossa comunidade, que se mostrou muito feliz em poder ajudar. Esperamos e acreditamos que possa contribuir, pois sabemos que está em boas mãos.”

Na terça-feira (14/07) uma turma de jovens do Leo Clube de Teutônia também veio a Estrela entregar mais de três toneladas de materiais arrecadados em campanha local que igualmente contou com apoio da prefeitura municipal. São Valentim do Sul, Travesseiro e Santa Clara do Sul foram outros municípios parceiros que realizaram doações diretas para a campanha estrelense.

Hoje, cerca de dez famílias seguem desabrigadas, a maioria moradores do Bairro Moinhos que tiveram suas residências interditadas pela Defesa Civil, mas já são mais de 30 os pedidos de “Aluguel Social” realizados junto a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth). As pessoas que necessitam de roupas, calçados, cobertores e outros itens semelhantes devem procurar as cinco escolas municipais que viraram pontos de doações: Emef Leo Joas (Bairro das Indústrias), Emei Criança Feliz (Loteamento Marmitt), Emei Arco-Íris (Bairro Imigrantes), Emei São João (Oriental) e Emei Girassol (Bairro Boa União). O atendimento ocorre das 9h às 13h. O ponto central é o Brechó Solidário, que ao longo da semana atendeu em caráter especial, todos os dias, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 16h, junto ao prédio da antiga Polar, com acesso pela Rua Arnaldo Diel, em frente à escadaria. Na próxima semana ele volta a atender somente nas sextas-feiras.

A doação de colchões, eletrodomésticos e móveis pode ser feita junto ao Projeto Navegar, localizado em outro salão dos prédios da Polar, também Rua Arnaldo José Diel. Para receber cestas básicas, material de limpeza e higiene pessoal as pessoas atingidas devem se dirigir ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Centro, localizado na Rua Tiradentes, 478. O telefone para informações é o (51) 3981-1164.

- publicidade -