Emendas ao orçamento geram debate na Câmara de Vereadores de Poço das Antas

478
Vereadores apresentaram emendas impositivas ao orçamento de 2022 / Crédito: Bianca Letícia Fritscher / Especial FP

Entrou em vigor no dia 11 de dezembro de 2019, em Poço das Antas, a Resolução que permite a criação de emendas impositivas individuais, por parte dos vereadores, para estabelecer reserva no orçamento anual, através de destinação de recursos orçamentários. As emendas individuais ao projeto de lei orçamentária devem observar o limite constitucional de 1,2% da receita líquida realizada no ano anterior. Desta forma, deve-se destinar a metade deste percentual, 0,6% a ações de serviços públicos de saúde e a outra metade para rubrica de livre escolha.

Na sessão realizada no dia 22 de novembro, pela primeira vez, as emendas foram utilizadas por 7 dos 9 vereadores. Fazendo uso da tribuna, Rodrigo Galdino Schwingel (PSDB) destacou que o mecanismo serve para destinar valores aquilo que os vereadores verdadeiramente acreditam. Andreia Brinkmann Griebeler (PDT) agradeceu aos colegas vereadores que se uniram para um projeto maior unindo os valores de suas indicações de emendas. Cloves André Knob (PDT) e Celia Lourdes Koerber (MDB) também citaram a importância da criação destas emendas para atender às demandas da comunidade.

Outubro Rosa e Novembro Azul

No dia 20 de novembro ocorreram atendimentos especiais junto à Unidade Básica de Saúde, referente a prevenção do câncer de mama e de próstata. Foram realizados diversos serviços preventivos. A unidade esteve aberta para as pessoas que não conseguem comparecer durante a semana no local. As vereadoras Andréia Griebeler Brinckmann e Célia Lourdes Koerbes mencionaram o evento na tribuna e reconheceram o excelente serviço prestado pelos profissionais da Secretaria da Saúde.

Feira do Produtor

No dia 4 de dezembro (sábado), na Praça Municipal de Poço das Antas, ocorrerá a primeira Feira do Produtor. O evento iniciará às 9h e contará com a participação de tendas para os produtores comercializarem seus produtos. Acontecerá também a inauguração do Chimarródromo, que dispõe de água quente e gelada, além de brinquedos infláveis e a chegada do Papai Noel.

O evento acontece em parceria com a Administração Municipal, Emater, produtores do Município e Bombeiros Voluntários de Teutônia. A vereadora Andréia Griebeler Brinckmann aproveitou o uso da tribuna e convidou toda a comunidade de Poço das Antas para o evento.

- publicidade -