A esquina entre as ruas Júlio de Castilhos e Saldanha Marinho, em frente à Caixa Econômica Federal (CEF), começou esta terça-feira (8/3), com uma programação especial para a comemoração do Dia Internacional da Mulher. No local, entidades ligadas à Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher fizeram distribuição de materiais informativos sobre a importância do combate à violência contra a mulher. Uma faixa com a frase “Seja a mulher da sua vida” era estendida sempre que os semáforos paravam o movimento dos carros.
“É a primeira vez que vejo um momento como esse em Lajeado e acho muito importante essa conscientização que vai além do combate à violência contra a mulher. É mostrar que podemos e devemos ser independentes.” diz Silvana Machado após receber impressos distribuídos pelas entidades presentes.
O momento contou com a presença da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher que engloba entidades como o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram), o Pacto Lajeado pela Paz, o Projeto Move Mães/Associação Marines, o Departamento de Trânsito de Lajeado, a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam/Polícia Civil), a Patrulha Maria da Penha (Brigada Militar) e o Hospital Bruno Born.
Ainda durante a tarde e noite, a ação foi repetida às 15h30 na frente do Ciep, no Bairro Santo Antônio, e às 18h30 na frente do prédio 01 da Univates.