Primeira turma de servidoras recebe orientações em primeiros socorros

Formação, para profissionais das escolas de Educação Infantil de Estrela, é ministrada pela equipe do Samu

923
Servidoras aprenderam a fazer massagem cardíaca/Crédito da foto: Paulo Ricardo Schneider/Divulgação

A coordenadora pedagógica da Escola de Educação Infantil (Emei) Casa da Criança Estrelense, Marciane Eidelwein, foi uma das participantes do primeiro encontro da formação em primeiros socorros, realizado nesta terça-feira (25.07) pela manhã, em Estrela. A capacitação é destinada aos profissionais que atuam nas Emeis, com o objetivo de garantir mais tranqüilidade e segurança para os pais, professores e alunos.  “Temos uma responsabilidade muito grande, pois lidamos com vidas. Com certeza estes conhecimentos nos deixarão mais seguras e em condições de assimilar mais rápido as situações”, comentou Marciane.
Segundo ela, existem protocolos na escola, mas é importante novos conhecimentos para poder agir de forma adequada. Marciane diz que volta para a Emei com mais segurança e defende que a formação seja disponibilizada para todos, como regra.

A formação, que terá encontros nesta quarta-feira (26/07) e de 1º a 3 de agosto, vai reunir 130 profissionais das Emeis, com orientações da equipe do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu). No encontro desta terça-feira os trabalhos foram conduzidos pela coordenadora do Samu, Noemi Dalla Vecchia, pelos técnicos de enfermagem Rosane Farias e João Kamer, e pelo condutor Marcelo Becker.

Crédito da foto: Paulo Ricardo Schneider/Divulgação

Num primeiro momento as participantes receberam informações sobre o funcionamento do serviço e depois instruções sobre como proceder em casos de crises convulsivas, febre, desmaio, parada cardiorrespiratória, obstrução das vias aéreas (engasgo), quedas, entre outras situações, além de esclarecimentos sobre o serviço do Samu.

Conforme a coordenadora, é importante que os servidores tenham esta qualificação, pois poderão fazer o que realmente é necessário e de forma correta, impedindo que a situação se agrave até a chegada do serviço de emergência.
A realização da capacitação em primeiros socorros se dá a partir de projeto apresentado na Câmara pela vereadora Débora Martins. Enfermeira da Secretaria da Saúde, ela acompanhou a atividade nesta terça-feira. Estrela possui 11 escolas de Educação Infantil, que atendem mais de 1,5 mil alunos.

Novos encontros
Formação em primeiros socorros
– Dia 26, às 13h30min, na sede da Amvat
– Dia 1º de agosto, às 19h30min, na Emei Estrelinha (Bairro das Indústrias)
– Dia 2 de agosto, às 19h30min, na Emei São João (Bairro Oriental)
– Dia 3 de agosto, às 19h30min, na Emei Arco-Íris (Bairro Imigrantes)

- publicidade -