Exposição Personalidades apresenta destaques da história de Estrela

Mostra fotográfica homenageia pessoas que se notabilizaram em diversas áreas

807
Exposição retrata nomes que se destacaram na cidade ou fora dela/Crédito da foto: Paulo Ricardo Schneider/Divulgação

Até o dia 31 deste mês pode ser visitada, no Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann, a exposição fotográfica “Personalidades”, que apresenta pessoas que se destacaram em Estrela, nascidas ou que viveram na cidade. Realizada em parceria pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) e pelo site Nossa Dica, a mostra procura valorizar a memória da população em uma série de registros do passado, homenageando aqueles que ajudaram a escrever a história do município. São 76 fotografias do acervo digital do site.

A exposição destaca 23 pessoas que se notabilizaram nas mais diversas área de atuação. Entre elas está Bento Rodrigues da Rosa, presidente da Junta Municipal de Estrela e que solicitou que fosse adotada pelo Rio Grande do Sul, como bandeira oficial do Estado, a bandeira da República Riograndense de 1835.  O escritor Luiz Antônio de Assis Brasil também está retratado. Autor de livros como Bacia das Almas, Manhã Transfigurada e As Virtudes da Casa, Assis Brasil morou em Estrela na infância e estudou no Colégio Santo Antônio.

Entre outros homenageados estão o jornalista Alexandre Garcia; o médico Gabriel Schlatter, que teve a primeira clínica médica no município; o ex-presidente da República Ernesto Geisel; o ex-senador e radialista Sérgio Zambiazi; o radialista Érico Sauer, que atuou na Rádio Alto Taquari e foi jogador do Estrela Futebol Clube; dom Ivo Lorscheiter, Nilo Ruschel, o empresário estrelense Arnaldo José Diel e a miss Rio Grande do Sul 1976, Ane Horst.

- publicidade -