Lajeado receberá na próxima segunda-feira o Fogo Simbólico da Semana da Pátria

547
Cadastro reserva será para cinco áreas de atuação nas salas de aula

Na próxima segunda-feira (21/8), o município de Lajeado receberá o Fogo Simbólico da Semana da Pátria. O fogo chegará ao município trazido pelo Coronel da Brigada Militar Álvaro Raul Cruz Ferreira, vice-presidente da Liga da Defesa Nacional, que virá acompanhado do membro da Liga, Félix Tibiriçá Pinheiro Rocha, e dos segundos-sargentos da Brigada Militar Vanderlei Pedroso e Carlos Vanderlei Ferreira. Eles formam um dos quatro grupos encarregados de levar o fogo simbólico aos municípios gaúchos.

- publicidade -

A chegada está prevista para as 11h junto ao Monumento ao Imigrante, na Avenida Senador Alberto Pasqualini. A partir dali, o fogo será conduzido por uma viatura do Corpo de Bombeiros pelas avenidas Sen. Alberto Pasqualini, Benjamin Constant, ruas Cel. Júlio May e Júlio de Castilhos e novamente Avenida Benjamin Constant, até o quartel do Corpo de Bombeiros. O fogo permanecerá no quartel, situado no coração geográfico do município, até o dia 1º de setembro, quando será levado ao Largo da Prefeitura para os atos de Abertura da Semana da Pátria.

No dia 1º de setembro, a partir das 9h, estão previstas apresentações de escolas e da Banda de Música do 3º Batalhão de Polícia do Exército de Porto Alegre, no Largo da Prefeitura. Haverá também o Juramento à Bandeira dos jovens dispensados em 2017 do Serviço Militar Inicial. O tema da Semana da Pátria deste ano é “O Brasil que me Encanta”, buscando resgatar entre os estudantes motivos de orgulho pelo país.

Em razão da programação, no dia 1º de setembro o trânsito ficará interrompido entre as 6h e as 11h nas duas quadras da prefeitura (na rua Cel. Júlio May, entre a Júlio de Castilhos e a Bento Gonçalves, e na rua Júlio de Castilhos, entre a Borges de Medeiros e a Cel. Júlio May). Os veículos que utilizam a Júlio May entre a Benjamin Constant e a Júlio de Castilhos deverão obrigatoriamente seguir à esquerda na Júlio de Castilhos neste mesmo período.

Entre o dia 1º/9 e 6/9, o Fogo Simbólico permanecerá aceso em frente à prefeitura, quando a guarda do fogo será feita por escolas e entidades voluntárias de todo o município. Nestes dias, a convite da Secretaria Municipal de Educação, escolas foram convidadas a realizar atividades solidárias em suas comunidades para marcar a celebração da Semana da Pátria.

O fogo permanece em frente à prefeitura até o dia 6 de setembro, quando será deslocado para a sede do 22º Batalhão de Polícia Militar, na Rua Cel. Júlio May, 353, que ficará responsável pela guarda do fogo até o dia 7 de setembro.

- publicidade -